O culto do intelectualismo

william_macdonald.jpg“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” (1 Cor. 1:21).).

     Alguns, na igreja de Corinto estavam a tentar tornar o Evangelho intelectualmente respeitável. A sua preocupação com a sabedoria deste mundo tornou-os sensíveis aos aspectos da mensagem Cristã que eram ofensivos para os filósofos.

     Eles não tinham pensado em abandonar a sua fé, mas apenas em redefini-la para que ela fosse mais agradável e apetecível aos sábios.

     Paulo foi duro com essa tentativa de casar a sabedoria do mundo com a sabedoria de Deus. Ele sabia muito bem que a obtenção do estatuto de intelectual resultaria em perda de poder espiritual.

     Encaremos os factos! A mensagem cristã é escândalo para os judeus e loucura para os gentios. E não apenas isso - a maioria dos Cristãos não são o que o mundo chamaria de sábios, poderosos ou nobres. Mais cedo ou mais tarde teríamos de enfrentar o facto de, em vez de pertencermos aos intelectuais, sermos tolos, fracos, básicos, desprezados - na verdade, sermos ninguém no que diz respeito ao mundo.

     Mas o admirável é que Deus usa esta mensagem, que parece ser estúpida, salvando os que crêem. E Deus usa pessoas nulas como nós para cumprir os Seus propósitos. Ao escolher tais instrumentos, Ele confunde toda a ostentação e ambição deste mundo, elimina qualquer possibilidade de nos gloriarmos, e assegura que só Ele recebe o crédito.

     Isso não quer dizer que não haja lugar para a erudição ou sabedoria. Claro que há. Mas, a menos que a erudição seja combinada com profunda espiritualidade, torna-se coisa mortal e perigosa. Quando a erudição se põe a julgar a Palavra de Deus, alegando, por exemplo, que alguns autores usaram fontes mais confiáveis do que os outros, ela revela claramente um desvio da verdade de Deus. E quando nós procuramos a aprovação deste tipo de eruditos, tornamo-nos vulneráveis a todas as suas heresias.

     Paulo não chegou ao Coríntios com excelência de oratória ou de sabedoria. Ele determinou-se a nada saber entre eles, senão Jesus Cristo e Este crucificado. Ele sabia que o poder assenta na apresentação simples e directa do Evangelho, não na ocupação com problemas complicados ou teorias inúteis, ou no culto do intelectualismo.      

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário