As pessoas de sucesso ajudam os pobres

Pobreza disfarçada / Escondida | PPL 

 

     “Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga rectamente e faz justiça aos pobres e aos necessitados.” Provérbios 31:8-9

      Se desejas viver uma vida de sucesso, a Bíblia oferece algumas instruções contraculturais: Serve os pobres!

     Como é que servir os pobres te pode ajudar a ter sucesso? A Bíblia apresenta inúmeras razões. Eis apenas algumas delas:

     Deixar-te-á feliz. “Se queres ser feliz, sê gentil com os pobres; é pecado desprezar alguém” (Provérbios 14:21).

     Honrará a Deus. “O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-O.” (Provérbios 14:31 NCV).

     Fará de ti um líder melhor. “O rei, que julga os pobres conforme a verdade, firmará o seu trono para sempre.” (Provérbios 29:14).

     Eu vi isso na minha própria vida. Alguns de vós conhecem a minha história. Quando escrevi o livro “The Purpose Driven Life” (Uma Vida com Propósitos), o livro tornou-se num enorme sucesso global.

     E como dizia a primeira linha do livro: “Não é acerca ti, ou a teu respeito, ou, A questão não é você)”, foi muito fácil perceber que qualquer dinheiro ou influência proveniente disto não era para mim. Assim – entre outras decisões que tomámos na altura – a minha mulher, e eu começámos a fundação Acts of Mercy (Atos de Misericórdia), uma fundação para ajudar os pobres e os vulneráveis ​​que sofrem de SIDA.

     O sucesso do livro não era a meu respeito. Era tudo a respeito de Deus.

     Provérbios 31:8-9 falou-me particularmente durante este período: “Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga rectamente e faz justiça aos pobres e aos necessitados.”

     É isso que as pessoas de sucesso fazem. Defendem aqueles que não conseguem defender-se.

     Que tipo de sucesso Deus te deu? Dinheiro? Influência na tua comunidade? Um círculo de apoio de amigos e familiares que te rodeiam? Reserva algum tempo hoje para considerares como podes usar este sucesso para servir aqueles que têm menos.

 

REFLEXÃO

  • Porque é importante que as pessoas bem-sucedidas ajudem os pobres e defendam aqueles que não se conseguem defender?
  • Como é contracultural que as pessoas de sucesso ajudem os pobres e os necessitados?
  • O que podes fazer para ajudares mais fielmente os pobres?

- R. W.

Sermões e Estudos

Cleiton Menor e Jeremy Clark 01NOV26
Manifestação da graça de Deus

Tema abordado por Jeremy Clark em 01 de novembro de 2026

Carlos Oliveira 30OUT26
Telepatia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 30 de outubro de 2026

Cleiton Menor 28OUT26
Assumindo a nossa missão

Tema abordado por Cleiton Menor em 28 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:9

Estudo realizado em 04 de novembro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário