As pessoas de sucesso ajudam os pobres
“Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga rectamente e faz justiça aos pobres e aos necessitados.” Provérbios 31:8-9
Se desejas viver uma vida de sucesso, a Bíblia oferece algumas instruções contraculturais: Serve os pobres!
Como é que servir os pobres te pode ajudar a ter sucesso? A Bíblia apresenta inúmeras razões. Eis apenas algumas delas:
Deixar-te-á feliz. “Se queres ser feliz, sê gentil com os pobres; é pecado desprezar alguém” (Provérbios 14:21).
Honrará a Deus. “O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-O.” (Provérbios 14:31 NCV).
Fará de ti um líder melhor. “O rei, que julga os pobres conforme a verdade, firmará o seu trono para sempre.” (Provérbios 29:14).
Eu vi isso na minha própria vida. Alguns de vós conhecem a minha história. Quando escrevi o livro “The Purpose Driven Life” (Uma Vida com Propósitos), o livro tornou-se num enorme sucesso global.
E como dizia a primeira linha do livro: “Não é acerca ti, ou a teu respeito, ou, A questão não é você)”, foi muito fácil perceber que qualquer dinheiro ou influência proveniente disto não era para mim. Assim – entre outras decisões que tomámos na altura – a minha mulher, e eu começámos a fundação Acts of Mercy (Atos de Misericórdia), uma fundação para ajudar os pobres e os vulneráveis que sofrem de SIDA.
O sucesso do livro não era a meu respeito. Era tudo a respeito de Deus.
Provérbios 31:8-9 falou-me particularmente durante este período: “Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga rectamente e faz justiça aos pobres e aos necessitados.”
É isso que as pessoas de sucesso fazem. Defendem aqueles que não conseguem defender-se.
Que tipo de sucesso Deus te deu? Dinheiro? Influência na tua comunidade? Um círculo de apoio de amigos e familiares que te rodeiam? Reserva algum tempo hoje para considerares como podes usar este sucesso para servir aqueles que têm menos.
REFLEXÃO
- Porque é importante que as pessoas bem-sucedidas ajudem os pobres e defendam aqueles que não se conseguem defender?
- Como é contracultural que as pessoas de sucesso ajudem os pobres e os necessitados?
- O que podes fazer para ajudares mais fielmente os pobres?
- R. W.



