Resolve o problema, não a culpa

 Culpa versus problema  

 

     “Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Colossenses 3:8

      Tu só tens uma certa quantidade de energia emocional. Quando tentas resolver um conflito, podes utilizar essa energia para resolver a culpa ou para resolver o problema. Tu não tens energia suficiente para fazer as duas coisas. Por isso, precisas de te interrogar sobre o que é mais importante: culpar a outra pessoa ou resolver o conflito.

     Escolhe resolver o problema, não a culpa.

     Quando se trata de resolveres problemas, deves decidir com antecedência que vais lutar de forma justa. Dentro do teu casamento ou família, estabelece regras básicas para palavras que nunca irás utilizar – palavras que servem como armas de destruição maciça.

     Durante a Guerra Fria, a União Soviética tinha milhares de mísseis intercontinentais – armas de destruição maciça – apontadas aos Estados Unidos. E os Estados Unidos tinham também milhares de mísseis intercontinentais apontados à União Soviética.

     Mas mesmo nos piores momentos e nos pontos mais cheios de tensão durante a Guerra Fria, ambos os lados ainda tiveram sanidade suficiente para não usar aquelas armas. Foi denominada de estratégia MAD (LOUCA); se algum dos lados decidisse utilizar as armas, o resultado seria uma “Mutually Assured Destruction” (Destruição Mútua Assegurada). Na verdade, os países diziam: “Se vocês usarem as vossas, nós usaremos as nossas. Destruir-nos-emos um ao outro e não restará nenhum país.” Assim, mesmo quando estávamos em lados opostos de uma questão, podíamos pelo menos concordar em não utilizar estas armas.

     Os relacionamentos também costumam ter armas de destruição maciça. Quando usas essas armas, resolves a culpa – mas nunca resolves os problemas. Nos casamentos, por exemplo, estas armas incluem coisas como ameaçar o divórcio ou trazer à liça os pais um do outro. Essas são palavras de destruição mútua assegurada – destroem uma relação ao destruir a confiança.

     Tens de concordar que independentemente do quão aborrecido estejas, essas palavras estão fora dos limites.

     A Bíblia é muito específica sobre o que está fora dos limites num relacionamento. Colossenses 3:8 diz: “Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.”

     São armas de destruição maciça. São usadas ​​para resolver culpas. E quando atribuis a culpa, estás a julgar – e só Deus tem o direito de julgar.

     Em vez disso, deixa de lado as armas destrutivas e usa a tua energia para o que importa. Corrige o problema.

 

REFLEXÃO

  • Quais são as “armas de destruição maciça” nos teus relacionamentos?
  • Que medidas práticas podes tomar para deixar de resolver a culpa e, em vez disso, poderes resolver o problema?
  • Porque é importante estabelecer limites para uma “luta justa” num relacionamento?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário