O custo da ira mal colocada

Alto preço ok | PPT 

 

     “O homem iracundo levanta contendas… multiplica as transgressões.” Provérbios 29:22

      A ira tem um preço. Quando percebes essa verdade, é mais provável que controles a ira na tua vida. A Bíblia diz: A maioria de nós já viu alguém fazer algo realmente estúpido porque estava com ira. E muitos de nós assistimos aos efeitos dispendiosos e prejudiciais sobre as pessoas e famílias por causa da ira descontrolada.

     A Bíblia é muito específica sobre o custo da ira. A Bíblia diz que:

  • Causa discussões (Provérbios 15:18).
  • Promove a loucura (Provérbios 14:29).
  • Faz com que se tome decisões tolas (Provérbios 14:17).

     Provavelmente já viste todos esses resultados da tua própria ira e da ira de outros. A Bíblia também é clara quanto à conclusão final da nossa ira expressa de forma inadequada. Provérbios 11:29 diz: “O que perturba a sua casa herdará o vento…” (TLB).

     Pensa no impacto que a ira tem sobre a tua família. Como pais, muitas vezes somos tentados a usar a ira para motivar os nossos filhos. Funciona a curto prazo. Quando ficas com ira, colocas o medo de Deus (ou o medo de ti mesmo) nos teus filhos. Os teus filhos podem prestar-te obediência a curto prazo, mas perdê-la-ás a longo prazo.

     O resultado final da ira mal direcionada é a alienação. Alienas as pessoas que mais amas. Acabarás por receber ira em troca, e finalmente, apenas indiferença. Ninguém quererá estar perto de ti.

     A verdade é que perdes sempre quando perdes a paciência. Podes perder a tua reputação, o teu emprego, os teus filhos ou o amor do teu marido ou esposa quando não controlas a tua ira.

     E esta nunca vale esse preço.

     Não é a tua boca que causa problemas com a tua ira – é o teu coração! A terapia é boa e importante, mas mesmo a melhor terapia do mundo não pode proporcionar-te um novo coração. Somente Deus pode fazê-lo. Quando Lhe rendes a tua vida, Ele dá-te o Seu amor para substituir a tua mágoa, a Sua paz para substituir a tua frustração e o Seu poder para substituir a tua insegurança.

     Sabes que Ele responderá quando orares: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. [Ou, ajuda-me a controlar a minha língua; ajuda-me a ter cuidado com o que digo]” (Salmos 141:3).

 

REFLEXÃO

  • Como podes usar as Escrituras como o Salmo 141:3 para te ajudar a controlar a tua ira num momento de acalorado?
  • Quais foram os custos da ira extraviada na tua vida?
  • De que maneiras específicas e práticas podes lidar com  a tua ira para que ela não te cause dor a ti ou às pessoas ao teu redor?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 30JAN26
O investimento seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 30 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 25JAN26
Evangelho e Evangelhos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 25 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 23JAN26
Uma palavra aos céticos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11-14

Estudo realizado em 28 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário