O custo da ira mal colocada
“O homem iracundo levanta contendas… multiplica as transgressões.” Provérbios 29:22
A ira tem um preço. Quando percebes essa verdade, é mais provável que controles a ira na tua vida. A Bíblia diz: A maioria de nós já viu alguém fazer algo realmente estúpido porque estava com ira. E muitos de nós assistimos aos efeitos dispendiosos e prejudiciais sobre as pessoas e famílias por causa da ira descontrolada.
A Bíblia é muito específica sobre o custo da ira. A Bíblia diz que:
- Causa discussões (Provérbios 15:18).
- Promove a loucura (Provérbios 14:29).
- Faz com que se tome decisões tolas (Provérbios 14:17).
Provavelmente já viste todos esses resultados da tua própria ira e da ira de outros. A Bíblia também é clara quanto à conclusão final da nossa ira expressa de forma inadequada. Provérbios 11:29 diz: “O que perturba a sua casa herdará o vento…” (TLB).
Pensa no impacto que a ira tem sobre a tua família. Como pais, muitas vezes somos tentados a usar a ira para motivar os nossos filhos. Funciona a curto prazo. Quando ficas com ira, colocas o medo de Deus (ou o medo de ti mesmo) nos teus filhos. Os teus filhos podem prestar-te obediência a curto prazo, mas perdê-la-ás a longo prazo.
O resultado final da ira mal direcionada é a alienação. Alienas as pessoas que mais amas. Acabarás por receber ira em troca, e finalmente, apenas indiferença. Ninguém quererá estar perto de ti.
A verdade é que perdes sempre quando perdes a paciência. Podes perder a tua reputação, o teu emprego, os teus filhos ou o amor do teu marido ou esposa quando não controlas a tua ira.
E esta nunca vale esse preço.
Não é a tua boca que causa problemas com a tua ira – é o teu coração! A terapia é boa e importante, mas mesmo a melhor terapia do mundo não pode proporcionar-te um novo coração. Somente Deus pode fazê-lo. Quando Lhe rendes a tua vida, Ele dá-te o Seu amor para substituir a tua mágoa, a Sua paz para substituir a tua frustração e o Seu poder para substituir a tua insegurança.
Sabes que Ele responderá quando orares: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. [Ou, ajuda-me a controlar a minha língua; ajuda-me a ter cuidado com o que digo]” (Salmos 141:3).
REFLEXÃO
- Como podes usar as Escrituras como o Salmo 141:3 para te ajudar a controlar a tua ira num momento de acalorado?
- Quais foram os custos da ira extraviada na tua vida?
- De que maneiras específicas e práticas podes lidar com a tua ira para que ela não te cause dor a ti ou às pessoas ao teu redor?
- R.W.



