Três coisas a evitar quando te iras
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26
Todos nós iramo-nos de vez em quando. Podemos lidar com a ira de maneira diferente, mas nenhum de nós consegue escapar totalmente desta emoção. Mas só porque nos iramos não significa que estamos a pecar.
A Bíblia diz: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26) Paulo diz-nos nesta passagem para não permitirmos que a nossa ira nos leve ao pecado. Isso significa que a ira não é necessariamente pecado. A verdade é que podemos lidar com a nossa ira de formas apropriadas e de formas inadequadas.
Infelizmente, muitos de nós expressamos a nossa ira de maneiras que nos afastam dos nossos objetivos, em vez de nos aproximar deles.
Por exemplo, eis três coisas que deves evitar quando te irares:
Não abafes a tua ira. Não a guardes interiormente. Quando abafas a ira sem a expressares da maneira adequada, é como pegares numa garrafa de refrigerante e sacudi-la. Um dia vai estourar! Isso afetará eventualmente o teu corpo. Os médicos dizem que uma série de doenças físicas são frequentemente causadas pela ira reprimida.
Não omitas a ira. Quando omites a tua ira, simplesmente negas que ela esteja presente. Nega a tua ira com bastante frequência e ficarás deprimido. Quando eu fazia mais aconselhamento, ouvia muitas pessoas dizerem-me que estavam deprimidas, mas na verdade estavam apenas com ira. Pensavam que os Cristãos nunca deveriam ficar com ira, então omitiam-na interiormente. Negar a ira é pecado. A isso chamas-se mentira.
Não expresses a tua ira de maneira inadequada. Podemos expressar a ira de várias maneiras inadequadas. Fazendo beicinho, cuspindo sarcasmo, manipulando ou fazendo algo estúpido. Nenhuma dessas abordagens nos leva nem sequer para perto do resultado que procuramos.
Então, o que devemos fazer com a nossa ira?
Confessa-a. Não apenas admitas a ira, mas admite também a sua causa. Tu dizes a Deus – e à pessoa com quem eventualmente te iras – que estás frustrado ou que te sentes ameaçado. Quanto mais honesto fores nos teus relacionamentos, mais fácil será chegares às causas profundas da tua ira.
Eis a boa notícia sobre a tua ira: podes ter crescido num lar onde a ira era expressa consistentemente de maneiras inadequadas. A ira inapropriada é aprendida, mas também pode ser desaprendida.
Não precisas de permanecer o mesmo. Podes começar a mudar a forma como lidas com a ira hoje!
REFLEXÃO
- Como a tua família lidava com a ira quando estavas em fase de crescimento?
- Qual das três maneiras inadequadas de lidar com a ira costumas usar? Qual a que a tua família diria que costumas usar?
- Com que ira estás a lidar agora? Como Deus quer que lides com isso?
- R.W.



