Três coisas a evitar quando te iras

Irai-vos e não pequeis – Artigos Cristãos 

 

     “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26

      Todos nós iramo-nos de vez em quando. Podemos lidar com a ira de maneira diferente, mas nenhum de nós consegue escapar totalmente desta emoção. Mas só porque nos iramos não significa que estamos a pecar.

     A Bíblia diz: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26) Paulo diz-nos nesta passagem para não permitirmos que a nossa ira nos leve ao pecado. Isso significa que a ira não é necessariamente pecado. A verdade é que podemos lidar com a nossa ira de formas apropriadas e de formas inadequadas.

     Infelizmente, muitos de nós expressamos a nossa ira de maneiras que nos afastam dos nossos objetivos, em vez de nos aproximar deles.

     Por exemplo, eis três coisas que deves evitar quando te irares:

     Não abafes a tua ira. Não a guardes interiormente. Quando abafas a ira sem a expressares da maneira adequada, é como pegares numa garrafa de refrigerante e sacudi-la. Um dia vai estourar! Isso afetará eventualmente o teu corpo. Os médicos dizem que uma série de doenças físicas são frequentemente causadas pela ira reprimida.

     Não omitas a ira. Quando omites a tua ira, simplesmente negas que ela esteja presente. Nega a tua ira com bastante frequência e ficarás deprimido. Quando eu fazia mais aconselhamento, ouvia muitas pessoas dizerem-me que estavam deprimidas, mas na verdade estavam apenas com ira. Pensavam que os Cristãos nunca deveriam ficar com ira, então omitiam-na interiormente. Negar a ira é pecado. A isso chamas-se mentira.

     Não expresses a tua ira de maneira inadequada. Podemos expressar a ira de várias maneiras inadequadas. Fazendo beicinho, cuspindo sarcasmo, manipulando ou fazendo algo estúpido. Nenhuma dessas abordagens nos leva nem sequer para perto do resultado que procuramos.

     Então, o que devemos fazer com a nossa ira?

     Confessa-a. Não apenas admitas a ira, mas admite também  a sua causa. Tu dizes a Deus – e à pessoa com quem eventualmente te iras – que estás frustrado ou que te sentes ameaçado. Quanto mais honesto fores nos teus relacionamentos, mais fácil será chegares às causas profundas da tua ira.

     Eis a boa notícia sobre a tua ira: podes ter crescido num lar onde a ira era expressa consistentemente de maneiras inadequadas. A ira inapropriada é aprendida, mas também pode ser desaprendida.

     Não precisas de permanecer o mesmo. Podes começar a mudar a forma como lidas com a ira hoje!

 

REFLEXÃO

  • Como a tua família lidava com a ira quando estavas em fase de crescimento?
  • Qual das três maneiras inadequadas de lidar com a ira costumas usar? Qual a que a tua família diria que costumas usar?
  • Com que ira estás a lidar agora? Como Deus quer que lides com isso?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 25JAN26
Evangelho e Evangelhos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 25 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 23JAN26
Uma palavra aos céticos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 23 de janeiro de 2026

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 21 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário