Deus está a resolver tudo

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto [ou, de acordo com o Seu propósito].” Romanos 8:28
Um dos grandes medos que todos enfrentamos é o medo do futuro. Tememos pelo futuro das nossas famílias, dos nossos amigos, dos nossos empregos, das nossas comunidades – e de tudo o resto.
É natural. Não estamos no controlo. Mas essa constatação não deveria levar-nos ao medo. Deveria levar-nos a confiar mais profundamente em Deus.
Podemos não estar no controlo do nosso futuro, mas Deus está. Ele criou todo o universo. Se o Senhor quisesse, poderia simplesmente voltar ao normal da existência num momento. No entanto, Ele está a operar o Seu plano na história. Ele está a levar a história a um clímax, a um destino. Um dia o Senhor Jesus Cristo voltará à Terra. Nada o impedirá. Assim como Ele está a operar na história para levar os acontecimentos até esse dia, Ele também operará na tua vida com um propósito.
A Bíblia diz: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto [ou, de acordo com o Seu propósito].” (Romanos 8:28).
A Palavra de Deus não diz que tudo é bom. Também não diz que Deus causa tudo. Ele não causa a guerra. Ele não causa o cancro. Ele não causa a violação, o aborto, o abuso ou o abuso sexual. Ele não causa o mal. Nós fazemo-lo. Deus dá-nos a liberdade de escolher. O mal é o preço dessa liberdade.
Mas a Bíblia diz que Deus faz com que tudo contribua para o bem. Ele pode pegar nas decisões estúpidas, más e malévolas que tomamos nas nossas vidas e usá-las para o bem, se confiarmos n‘Ele. Porém, Romanos 8:28 não é uma promessa para todos. É para “aqueles que amam a Deus”. É para aqueles que confiam em Deus e dizem: “Aqui, Senhor, pegas em todos os pedaços quebrados da minha vida e junta-los”.
É por isso que quando leio as manchetes todos os dias, não me preocupo. Claro, há muitos problemas no mundo hoje, mas Deus ainda está no controlo. Ele ainda está a conduzir a história ao clímax. E Ele ainda está a conduzir o Seu povo em direção ao que há de melhor para ele. Um dia Deus resolverá tudo de acordo com o Seu propósito.
Como Deus está no controlo, podemos confiar n’Ele tudo – o bom e o mau e todos os nossos medos.
REFLEXÃO
- Como saberes que Deus está no controlo te ajuda a confiar mais n’Ele?
- Quando viste Deus tomar uma “má decisão” e fazer algo de bom com isso?
- Qual é o medo do futuro que hoje podes entregar a Deus?
- R.W.



