Alivia a tua alma
Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Salmo 32:3
Leitura Recomendada: Salmo 38:1-4
Conhecemos a história dos grandes pecados de adultério do rei David com Bate-Seba e a sua cumplicidade no assassinato do seu marido (2 Samuel 11–12). O que muitas vezes é esquecido é que David manteve silêncio sobre esses pecados durante quase um ano antes de os confessar. Isto é, o filho de David e Bate-Seba nasceu antes de David ser confrontado sobre o seu pecado pelo profeta Natã.
O Salmo 51 é o grande salmo de arrependimento que David escreveu após aquela tragédia. Mas David escreveu outro salmo detalhando as consequências destrutivas de se viver com pecados não confessados: Salmo 32. Não sabemos se o Salmo 32 estava relacionado de alguma forma com a falha de David. Mas seja qual for a situação, o Salmo 32 serve como um aviso para aqueles que pecaram: não sejas como um animal teimoso que tem que ser forçado a agir (versículo 9). Em vez disso, deixa que a misericórdia de Deus te atraia Àquele que está pronto e disposto a perdoar: “Confessei-Te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado.” (versículo 5).
Em vez de viveres com culpa e vergonha, desabafa com Deus: “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois rectos de coração.” (versículo 11)
- David Jeremiah
O início do arrependimento é a confissão da culpa. - João Calvino



