Alivia a tua alma

Pequei contra Deus. E agora? 

 

     Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Salmo 32:3

      Leitura Recomendada: Salmo 38:1-4

     Conhecemos a história dos grandes pecados de adultério do rei David com Bate-Seba e a sua cumplicidade no assassinato do seu marido (2 Samuel 11–12). O que muitas vezes é esquecido é que David manteve silêncio sobre esses pecados durante quase um ano antes de os confessar. Isto é, o filho de David e Bate-Seba nasceu antes de David ser confrontado sobre o seu pecado pelo profeta Natã.

     O Salmo 51 é o grande salmo de arrependimento que David escreveu após aquela tragédia. Mas David escreveu outro salmo detalhando as consequências destrutivas de se viver com pecados não confessados: Salmo 32. Não sabemos se o Salmo 32 estava relacionado de alguma forma com a falha de David. Mas seja qual for a situação, o Salmo 32 serve como um aviso para aqueles que pecaram: não sejas como um animal teimoso que tem que ser forçado a agir (versículo 9). Em vez disso, deixa que a misericórdia de Deus te atraia Àquele que está pronto e disposto a perdoar: “Confessei-Te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado.” (versículo 5).

     Em vez de viveres com culpa e vergonha, desabafa com Deus: “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois rectos de coração.” (versículo 11)

- David Jeremiah

O início do arrependimento é a confissão da culpa. - João Calvino

Sermões e Estudos

Carlos Simões 18JAN26
Rigor

Tema abordado por Carlos Simões em 18 de janeiro de 2026

Carlos Oliveira 16JAN26
O luxo e o lixo

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de janeiro de 2026

Lucas Quental 11JAN26
Um ano com propósito

Tema abordado por Lucas Quental em 11 de janeiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:11,12

Estudo realizado em 14 de janeiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário