A fé produz persistência
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” 2 Coríntios 4:8-9
A fé é uma força poderosa. Desbloqueia as promessas de Deus. Mostra-nos o poder de Deus. Transforma sonhos em realidade. Dá-nos o poder para resistir em tempos difíceis.
Deus nem sempre te tira do problema. Ele amplia a tua fé ao guiar-te através do problema. Ele nem sempre remove a dor. Ele dá-te capacidade cheia de fé para lidares com a dor. E Deus nem sempre te tira da tempestade, porque Ele quer que confies n’Ele no meio da tempestade.
Lembro-me de ter lido as histórias de Corrie ten Boom, uma jovem cristã holandesa que ajudou muitos judeus a escapar do Holocausto antes de serem enviados para campos de concentração nazis. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, ela disse que as pessoas que viviam nesses campos eram aquelas que tinham a fé mais profunda. Porquê? Porque a fé dá-te o poder de resistir em tempos difíceis. Produz persistência.
Estudo após estudo mostrou que provavelmente a característica mais importante que podes ensinar a uma criança (e que precisas na tua vida) é a resiliência. É a capacidade de te recuperares e seguires em frente.
Ninguém passa pela vida numa cadeia ininterrupta de sucessos. Todo mundo tem falhas e erros. Todos nós nos envergonhamos. Todos nós temos dor. Todos nós temos problemas. Todos nós temos pressões. As pessoas que vencem na vida têm resiliência.
Onde obténs a resiliência para continuar? Fé. É creres que Deus pode fazer algo a qualquer momento, que pode mudar o rumo da tua vida – e tu não queres perder isso, então segues em frente. É creres que Deus te dará exatamente o que precisas, quando precisas, à medida que aprendes a confiar n’Ele para cumprires o Seu propósito em ti.
Este é o testemunho de Paulo, um grande homem de fé: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Coríntios 4:8-9).
Paulo aprendeu a ser resiliente através de problemas que poderiam tê-lo esmagado. A fé dele ajudou-o a erguer-se quando foi derrubado – e a tua fé também pode fazer isso por ti.
REFLEXÃO
- Porque Deus permite que lutes e passes por momentos difíceis?
- Como a fé te ajudou a perseverar num momento difícil da tua vida?
- A fé nem sempre te tira do problema. A fé muitas vezes leva-te a superares o problema. Como essa verdade moldará a maneira como respondes aos problemas que enfrentas agora?
- R.W.