Dá um passo de fé apesar do teu medo
“Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos Teus servos que falem com toda a ousadia a Tua Palavra” Atos 4:29
Todos nós temos medos. Muitas vezes, porém, deixamos que eles governem as nossas vidas; deixamos que nos impeçam de defender o que sabemos que Deus quer que façamos.
Tal como Daniel na cova dos leões, enfrentamos pessoas e situações que ameaçam destruir-nos, a nós e ao nosso testemunho de Cristo. Mas temos uma escolha: vamos sucumbir aos nossos medos ou defender Deus apesar desses medos?
Se quiseres superar os medos que te estão a arrastar para baixo, precisas de compreender claramente os benefícios de escolheres defender o que Deus deseja.
Mais importante ainda, precisas de ver que fazer o que Deus quer que faças é uma vitória clara sobre o medo na tua vida.
Porque o medo cresce. Cada vez que cedes a um medo, ele torna-se mais intenso.
O medo cresce sempre que te recusas fazer o que Deus quer que faças. Acabarás por te sentir encurralado.
Então, o que fazes?
Segue o exemplo dos crentes em Atos 4. Certamente que nós não somos a primeira geração de crentes a enfrentar o medo. Aqueles crentes enfrentaram todo o tipo de perseguição. O livro dos Atos mostra-nos um pouco sobre como eles enfrentaram o medo. Quando Pedro e João proclamaram o Senhor Jesus com ousadia em Atos 4, eles enfrentaram oposição feroz.
Então eles oraram: “Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos Teus servos que falem com toda a ousadia a Tua Palavra” (Atos 4:29).
A resposta ao teu medo não é ceder-lhe. É avançar com ousadia apesar do mesmo. Tu enfrentas o medo. O medo não responde à lógica, então a tua única oportunidade de te livrares do medo é confiares em Deus e enfrentá-lo.
Nunca, jamais te esqueças disto: Deus não abrirá as águas à tua frente antes de dares o primeiro passo (vê como Deus fez isso por Elias e Eliseu em 2 Reis 2:8. Dás um passo de fé e depois Deus mostra-te o caminho. Isso não acontecerá se ficares envolto no teu medo.
Dá um passo de fé hoje e vê o medo desmoronar-se no processo enquanto Deus guia os teus passos.
REFLEXÃO
- Como viste o medo crescer na tua vida porque lhe cedeste?
- Como viste o medo diminuir na tua vida porque te esforçaste com ousadia para Deus?
- Que medos consideras mais difíceis de superar no dia a dia? Porquê? Como podes entregar esses medos a Deus?
- R.W.