Fidelidade ao Evangelho da graça

O Evangelho da Graça

 

     “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recriou e não se envergonhou das minhas cadeias.” (2 Timóteo 1:16)

      Num versículo anterior a este, Paulo desafiou Timóteo: (v. 8). Seguindo este desafio, Paulo indicou os que na Ásia Menor se tinham envergonhado de Paulo, o prisioneiro do Senhor: (v. 15) Depois de lembrar a Timóteo esse quadro sombrio de infidelidade, Paulo apresentou um exemplo brilhante de lealdade e uma exceção para os da Ásia: Onesíforo, um homem que “não se envergonhou” de Paulo nem das suas cadeias.

     Onesíforo é um modelo importante para a Igreja. Muitos têm vergonha de Paulo hoje. Não querem associar-se a ele ou à mensagem que Cristo lhe confiou. Alguns optam por seguir a doutrina predominante da sua denominação e seguir Pedro em vez de Paulo. Contudo, Onesíforo é um encorajamento para seguirmos o seu exemplo de coragem e determinação de permanecer ao lado do apóstolo Paulo. Esta é a vontade de Deus.

     “… vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.” (2 Timóteo 1:17)

     Onesíforo decidiu encontrar Paulo em Roma. Naquele tempo, em Roma, os crentes estavam a ser falsamente acusados, julgados e torturados até à morte, mas, sem pensar em si e sem se envergonhar de Paulo, Onesíforo arriscou a sua vida, procurando Paulo com muito cuidado nas celas, até o encontrar.

     Aqueles na Ásia que se afastaram de Paulo exemplificaram as qualidades contra as quais Paulo alertou Timóteo: medo e vergonha. Em contraste, Onesíforo demonstrou as características que Paulo recomendou a Timóteo e ao Corpo de Cristo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (v. 7).

     "O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor...” (2Tm 1:18).

     Paulo, como prisioneiro no corredor da morte, não podia retribuir ao amigo toda a sua graciosa ajuda. Mas o Senhor podia. E por causa da misericórdia que Onesíforo lhe mostrou, Paulo pediu que o Senhor mostrasse misericórdia a Onesíforo e o recompensasse “naquele dia”, no dia do Tribunal de Cristo (2 Cor. 5:10). Onesíforo é um lembrete de que, naquele dia, haverá recompensa devida pela fidelidade e pela posição sem vergonha da mensagem de graça que Cristo confiou ao apóstolo Paulo.

por Kevin Sadler

Sermões e Estudos

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

David Gomes 21SET 2025
Mensagem escondida

Tema abordado por David Gomes em 21 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário