A verdade que te reabastece

Gasolina com 30% de etanol? Diesel B12? É prejuízo para motoristas 

 

     “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.” Lamentações 3:22-24

      A exaustão emocional não é nova. Também não é algo estranho à Bíblia. Basta ler o livro de Lamentações.

     Quando Jeremias escreveu o livro, Jerusalém havia sido capturada. Os israelitas estavam no exílio. Tudo o que Jeremias considerava sagrado fora destruído.

     Ele estava emocionalmente exausto e, durante um livro inteiro da Bíblia, Jeremias liberta as suas frustrações e expressa as suas emoções a Deus.

     No meio dessas reclamações, ele volta a concentrar-se em Deus. Ele escreve: “Disto me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.” (Lamentações 3:21).

     O que trouxe esperança a Jeremias durante esse período tão difícil? Ele responde imediatamente:

     “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.” (Lamentações 3:22-24).

     Jeremias foca-se novamente em seis verdades sobre Deus que ajudam a reabastecê-lo no meio da sua exaustão. Ele lembra:

     A verdade do amor constante de Deus

     Concumitantemente a misericórdia infalível de Deus

     Uma real e grande fidelidade de Deus

     Como Deus é sempre benigno

     A verdade de que Deus é a verdadeira esperança

     Refletindo na provisão de Deus.

     Quando a vida te sobrecarrega, não te concentres nos teus problemas. Não cedas ao desespero. Em vez disso, concentra a tua atenção no próprio Deus.

     Muitas pessoas procuram chocolate ou outros doces quando estão emocionalmente exaustas. Mas isso não pode realmente confortar-te.

     Mas observa a sigla acima: AÇÚCAR. Isso ajudar-te-á a lembrar a verdade sobre Deus, mesmo quando estiveres exausto. É o único tipo de AÇÚCAR que realmente te irá reabastecer. Não te irá dar um alto nível de açúcar, não vai fazer-te ganhar peso nem ficares mais deprimido.

     Constrói a tua vida em torno desses traços de caráter de Deus e estarás pronto para qualquer revés que surgir no teu caminho.

 

REFLEXÃO

  • Como achas que poderias ter respondido a um desastre como o que Jeremias enfrentou — e como muitas pessoas enfrentam hoje em todo o mundo — quando a sua cidade natal foi destruída e o seu povo foi exilado?
  • Quando te sentes emocionalmente exausto, que verdade sobre o caráter de Deus do devocional de hoje tem o maior impacto no teu bem-estar? Porquê?
  • Na próxima vez que te sentires esgotado, de que forma te podes lembrar de voltares a concentra-te em quem Deus é?

- R.W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 24 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário