Determinando o que é aceitável para Deus
“Viver a vida cristã às vezes pode ser um desafio. Como determinamos o que é aceitável a Deus quando não há uma ordem direta de Cristo?”
A Palavra de Deus é sempre relevante – ela transcende os tempos! Se um assunto específico não for tratado especificamente nos escritos de Paulo, devemos nos submeter a um princípio mais amplo. Por exemplo, podes perguntar a ti mesmo: a minha ação ou participação em algo glorificará a Deus? Se tiveres alguma reserva, provavelmente estás a patinar em gelo fino. Paulo diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Cor. 10:31)
Outro princípio a ser aplicado é “Examinai tudo. Retende o bem; abstende-vos de toda a aparência do mal.” (1 Tes. 5:21,22). Examinar tem o sentido de colocar as coisas à prova. Se estiveres a reformar uma casa antiga e os degraus para subir as escadas parecerem inseguros, certifica-te naturalmente de que os degraus suportarão o teu peso antes de tentares subir as escadas. Não pensaríamos em nos colocar em perigo – o mesmo também deveria ser verdade para a nossa vida espiritual.
Teste: Devemos tomar posse de algo que não é nosso por direito? Para ilustrar, o que farias se encontrasses um saco de dinheiro ao lado de um banco de parque? Muitas vezes, examinar a conduta de um servo de Deus nessas questões ajudará a determinar se as nossas ações serão aceitáveis ao Senhor.
Quando o Apóstolo Paulo ganhou Onésimo para Cristo em Roma, ele poderia ter raciocinado que, uma vez que o cadastro deste escravo fugitivo tinha sido apagado das ofensas passadas, ele o reivindicaria como seu. Afinal, pensa em quão proveitoso Onésimo poderia ter sido para Paulo na obra do ministério. Mas Onésimo pertencia legitimamente a Filémon, de modo que o idoso apóstolo devolveu-o, juntamente com uma carta, para permitir que o seu companheiro de fé tomasse essa decisão. Por outras palavras, ele não presumiu simplesmente que o seu amigo iria entender; ele fez o que era certo. O Senhor recompensará generosamente Paulo pela sua boa ação no Tribunal de Cristo. O que farias se te encontrasses numa situação semelhante?
por Paul M. Sadler