O amor é uma escolha
“Escolham amar o Senhor, vosso Deus, obedecer-Lhe e depender d’Ele, porque Ele é a vossa vida, Ele é o prolongamento dos vossos dias…” Deuteronómio 30:20 (O Livro)
A Bíblia ensina isto sobre o amor: o amor é uma escolha e um compromisso. Tu escolhes amar – e escolhes não amar.
Hoje acreditamos no mito de que o amor é incontrolável, que simplesmente acontece.
Na verdade, até a linguagem que usamos implica que não podemos controlar a forma como amamos. Dizemos: “Eu apaixonei-me” – como se tivesse sido uma inviabilidade! “Um dia eu estava a caminhar e - pum! - apaixonei-me. Eu simplesmente não pude evitar.* Mas isso é realmente amor?
Não, o que alguém realmente quer dizer quando diz que “se apaixonou” é que se sentiu atraído por alguém. A atração e a excitação são incontroláveis – não há dúvida quanto a isso. Mas a atração e a excitação não são amor. Podem conduzir ao amor, mas não são amor.
O amor é uma escolha.
Durante uma cerimónia de casamento, um homem e uma mulher ficam diante um do outro e fazem os seus votos de casamento. Eles dizem um ao outro: “Eu escolho-te acima de todas as outras pessoas no mundo e escolho-te para o resto da minha vida”. Eles fazem uma declaração pública da sua escolha – isso é um compromisso.
Tu não podes forçar alguém a apaixonar-se por ti e não podes forçar a pessoa a continuar apaixonada por ti. Porquê? Porque o amor é uma escolha. O amor não pode ser forçado. Isto é verdade para todos os relacionamentos, incluindo o teu relacionamento com Deus.
Deuteronómio 30:20 diz: “Escolham amar o Senhor, vosso Deus, obedecer-Lhe e depender d’Ele, porque Ele é a vossa vida, Ele é o prolongamento dos vossos dias…” Deuteronómio 30:20 (O Livro)
Como acontece em qualquer outro relacionamento, deves escolher amar a Deus. Deus não te vai forçar a amá-Lo. Podes desprezar Deus e seguires um caminho totalmente diferente. Podes destruir a tua vida se quiseres. Deus não te forçará a amá-Lo – porque o amor não pode ser forçado. O amor é uma escolha.
Em que relacionamentos precisas de escolher o amor hoje?
REFLEXÃO
- Porque achas que Deus fez do amor uma escolha?
- Como mostras a uma pessoa que escolheste amá-la? Como mostras a Deus que escolheste amá-Lo?
- O que na tua vida mostra que assumiste o compromisso de amar a Deus?
- R.W.