Mulher virtuosa

Mulher virtuosa quem a achará? o seu valor muito excede ao de rubis. 

 

   

     Provérbios 31:10 faz a pergunta: “Mulher virtuosa, quem a achará...?” O dicionário Webster define a palavra virtuosidade como excelência moral geral, bondade de caráter ou pureza. O final do versículo dez continua dizendo que se conseguires encontrar tal mulher, “O seu valor muito excede o de rubis”. O padrão aqui não é uma perfeição irreal em todas as áreas da vida. Pelo contrário, é uma beleza interior de carácter e moral que pode fazer de qualquer mulher que procure cultivar estas qualidades uma mulher altamente valorizada por todos os que a conhecem.

     Na verdade, temos exemplos bíblicos de mulheres virtuosas. Foi dito a Rute que toda a cidade sabia que ela era uma “mulher virtuosa” (Rute 3:11) pela sua devoção ao Senhor, cuidado amoroso com a sua sogra mais velha, ética no trabalho e humildade para ouvir as instruções. A virtude de Sara é descrita em 1 Pedro 3:4-6 pela sua submissão ao marido com um “um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.

     Provérbios 31 enfatiza diversas qualidades de uma mulher virtuosa. Ela é digna da confiança do marido (versículo 11), faz sempre o bem e não o mal ao marido (versículo 12), “trabalha de boa vontade” diligente e consistentemente para melhorar as finanças da família (versículos 13-24), comporta-se com “força e glória [ou, honra]” (versículo 25), “abre a boca com sabedoria [ou discrição], e”... bondade (versículo 26), e “olha pelo governo de sua casa” sem cair na “preguiça [ou, ociosidade)” (versículo 27 ). O versículo 30 parece também implicar que embora ela possua ou deseje a beleza exterior, ela percebe que isso é “vaidade [ou, vão, vazio e passageiro]”. Portanto, ela dá maior valor à beleza interior das virtudes estudadas acima, e fá-lo porque é piedosa, ou “mulher que teme ao Senhor”.

     Se és um homem que encontrou uma mulher virtuosa, és muito abençoado. Provérbios diz-nos que “do Senhor vem a mulher prudente” (19:14), e ela é “a coroa do seu marido” (12:4). Diz hoje à tua esposa virtuosa que aprecias muito a piedade dela, o que a torna numa verdadeira “esposa modelo”. Se ainda não és casado, esse é o tipo de mulher que deverias procurar. Se és uma mulher que não está convencida de que essas qualidades estejam suficientemente desenvolvidas em ti, não desanimes. Em vez disso, pega em cada uma destas qualidades, pede ao Senhor que te ajude a crescer nessas virtudes e trabalha nelas em espírito de oração hoje.

por John Fredericksen

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 24JAN25
O teu modo de ver a vida

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de janeiro de 2025

Dario Botas 19JAN25
A oração feita por um justo

Tema abordado por Dário Botas em 19 de janeiro de 2025

Carlos Oliveira 17JAN25
Esta vida não é tudo o que há

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de janeiro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - Atos 3ª PARTE

Estudo realizado por David Gomes em 22 de janeiro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário