Dançando sobre as ondas
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou Eu, não temais. E respondeu-Lhe Pedro, e disse: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter Contigo, por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas, para ir ter com Jesus. – Mateus 14:27-29
Conta-se a história de um menino que gostava de pular para os braços do pai. O filho ficava no topo da escada e pulava alegremente para os braços seguros do seu pai. Mas, a regra era que o menino só pulava depois de ouvir a voz do pai convidá-lo para saltar. Uma noite, o pai mudou o jogo. O menino, antecipando aquela rotina noturna, ficou empoleirado no topo da escada à espera da voz familiar do seu pai. Mas desta vez, o pai apagou as luzes do corredor e o menino não conseguia ver o rosto do pai nem os seus braços fortes que sempre o seguravam em pleno voo. “Salta!” o pai exclamou. “Não consigo ver-te”, foi a resposta cautelosa do filho. Mais uma vez, o pai deu a ordem habitual: “Salta!” “Mas eu não consigo ver-te,” disse o menino com medo crescente na sua voz. A resposta do pai foi calma e segura. “Salta!” E com o seu coração aterrorizado, o menino saltou no ar e pousou com segurança nos braços do seu pai.
Esta é uma grande história que ilustra os conceitos de fé e confiança!
A maioria das pessoas está familiarizada com o encontro bíblico do Senhor Jesus Cristo e Pedro andando sobre as águas. Frequentemente, o foco desse relato está na falta de fé de Pedro quando ele começa a afundar-se. E se, no entanto, esta história realmente não for sobre falta de fé, mas sim sobre o que uma pessoa pode experimentar se levar a sério o convite do Senhor?
A resposta de Pedro ao Senhor é, em si, notável: “Senhor, se és Tu, manda-me ir ter Contigo, por cima das águas.” Não tenho a certeza se teria sido tão ousado Pedro pedir o aparentemente impossível. Pedro estaria a jogar alguma forma antiga de “Verdade ou Desafio”, ou “Verdade ou Consequência”?
Embora possamos nunca saber o seu motivo, o Senhor convida Pedro para se juntar a Si. E com esse convite, Pedro sai do barco e descobre que o Senhor é confiável ao experimentar o impossível.
Onde quer que te encontres hoje e ouças o Senhor dizer: “Vem”, não importa o quão sombria ou impossível a tua situação pareça, coloca a fé em ação e dança sobre as ondas!
APROFUNDANDO:
Com medo de saltar? Diz ao Senhor. Parece absurdo? Confia de qualquer maneira.
LEITURA ADICIONAL:
Salmo 20:7; Provérbios 3:5-6; João 14:1
Por L. Snyder