Sabes como a história termina
“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18
Um dos programas de TV mais cheios de suspense de todos os tempos, nos Estados Unidos, foi o 24. O personagem principal, Jack Bauer, conseguia resolver três catástrofes mundiais em cada episódio. Mas eu nunca vi o programa até ele sair do ar, porque destesto ter de levar com a publicidade. Comprei a série inteira em DVD para poder ver sem publicidade.
Quando a minha esposa e eu estávamos a visualizar a primeira temporada do 24, comecei a ficar muito tenso quando Jack se meteu numa de suas confusões previsíveis e tinha apenas cinco segundos para salvar o mundo inteiro. Eu pensei: “O Jack irá conseguir? Será este o fim do nosso herói?”
E depois pensei: “Claro que não. Há mais cinco temporadas!”
A tua tensão diminui quando conheces o final da história. Quando não precisas de te interrogar se as coisas irão dar errado, isso afeta a tua perspetiva e a tua atitude.
É por isso que os crentes em Cristo sofrem de forma diferente do resto do mundo.
Quando os crentes perdem familiares ou amigos que também são crentes, eles sofrem porque sentem falta da pessoa que partiu, mas também sabem que estão num lugar muito melhor: no Céu, com Deus, para sempre.
De certa forma, lamentamos por nós mesmos porque temos que encontrar uma forma se continuar sem o nosso ente querido. Mas sofremos com esperança porque conhecemos o final da história: um dia, juntar-nos-emos a ele no Céu e estaremos com Deus para sempre.
Tu podes ter esperança, mesmo quando há perda.
Como? Tens que ter uma perspetiva maior e uma visão mais longa. Precisas de reorientar a tua atenção. Precisas de deixar de pensar apenas no aqui e agora e começares a viver como se houvesse muito mais na tua história - porque realmente há.
Esta vida não é tudo o que existe! Se apenas olhares para hoje e o que está a acontecer agora, ficarás sem esperança. Mas se conseguires ver o que te está a acontecer à luz da eternidade, perceberás que esta vida é uma preparação para a próxima. Deus está a preparar-te para a vida eterna.
“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Coríntios 4:18).
REFLEXÃO
- Em que outras áreas da vida (além do luto) ter uma perspetiva eterna muda o teu foco e atitude?
- Seres Cristão significa que sentes menos dor pela tua perda enquanto sofres? Porquê, ou porque não?
- De que formas Deus te está a fazer crescer em maturidade espiritual agora e a preparar-te para a eternidade?
- R. W.