Madeira Encharcada
E com aquelas pedras edificou o altar, em nome do Senhor: depois, fez um rego, em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez: e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez: e o fizeram terceira vez; de maneira que a água corria ao redor do altar: e ainda até o rego encheu de água. – 1 Reis 18:32-35
Eu gosto muito de fogueiras. Desde pequeno que gosto fogueiras. O cheiro do fumo que permeia as roupas, o som crepitante da lenha a queimar e a luz âmbar que se reflete nos rostos de familiares e amigos, tudo isso torna a experiência da fogueira completa. Portanto, não foi surpresa quando a nossa família comprou uma lareira externa portátil. Uma noite, depois de alguns dias de chuva forte, decidimos assar algumas marshmallows (gomas Americanas) no fogo. O problema que enfrentámos tornou-se aparente quando cada pedaço de madeira pingava água da chuva dos dias anteriores. Mas, como tínhamos uma fome insaciável de S'mores1, procurámos incansavelmente pelos pedaços de madeira mais secos que podíamos encontrar. Com muita perseverança e esforço, fomos recompensados com um fogo forte o suficiente para assar algumas marshmallows.
Embora parecesse um pequeno milagre acender a nossa madeira molhada, isso lembrou-me a experiência de Elias e a sua disputa com os profetas de Baal para ver quem era o verdadeiro Deus. O desafio envolveu tanto os profetas de Baal quanto Elias preparando sacrifícios, e o verdadeiro Deus seria aquele que enviasse fogo para queimar o sacrifício.
Elias passou o dia a observar os profetas de Baal invocarem o seu deus sem sucesso. O resultado foi o silêncio. Então, foi a vez de Elias e ele fez o impensável! Ele embebeu a lenha ao redor do altar, não uma, nem duas, mas três vezes! Depois, orou. Ah, milagre! Para o choque de todos, o fogo de Deus caiu do Céu e queimou o sacrifício, a lenha, o altar e cada gota de água.
Talvez tenhas alguma “lenha molhada” na tua vida que precise de ser consumida pelo fogo de Deus. E talvez não seja para teu benefício, mas como Elias, seja para o benefício dos que te circundam. Deus gosta de fazer o impossível, e talvez, apenas talvez, se pedires, Ele o faça.
APROFUNDANDO:
Em Mateus 17:20, o Senhor Jesus Cristo disse: “… se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível.” Hoje, torna tua oração: “Senhor, aumenta a minha fé!”
LEITURA ADICIONAL:
1 Reis 18:1-39
1 Um s'more é um petisco tradicional para fogueiras noturnas popular nos Estados Unidos e no Canadá, consistindo de uma marshmallow assada no fogo e uma camada de chocolate entre duas fatias de graham cracker.
Por L. Snyder