Como abordar o teu tempo de quietude
“… o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7
Se és Cristão há muito tempo ou visitaste uma igreja algumas vezes, provavelmente já ouviste falar sobre o “tempo de quietude”. É um tempo que reservas todos os dias para passares tempo com Deus - e é essencial se desejas crescer como Cristão.
Existem diferentes maneiras de passar um tempo de quietude, mas o mais importante é começar com a atitude certa.
Aos olhos de Deus, porque fazes algo é muito mais importante do que o que fazes. É possível fazeres a coisa certa, mas com a atitude errada! Deus disse a Samuel: “… o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7).
Quando te vais encontrar com Deus num momento de quietude, deves ter estas atitudes:
Expectativa. Quando te encontras com Deus, deve ser com grande expectativa, como podes ter quando te encontras com um amigo próximo. Espera ter um bom companheirismo e receber uma bênção do vosso tempo juntos. Era isso que David esperava: “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada [ou, ansiosamente] te buscarei…” (Salmo 63:1).
Reverência. Não te apresses na presença de Deus. Em vez disso, prepara o teu coração ficando quieto diante d’Ele ao começares o vosso tempo juntos. O profeta Habacuque disse: “… o Senhor está no Seu santo templo: cale-se diante d’Ele toda a Terra.” (Habacuque 2:20). Começar com reverência silenciosa ajuda a eliminar quaisquer pensamentos que te possam estar a distrair.
Prontidão. Não comeces o teu tempo com Deus, sonolento e exausto. Em vez disso, fica bem acordado primeiro. A melhor preparação para um momento de quietude matinal começa na noite anterior. Vai para a cama cedo para estares descansado, alerta e pronto para encontrares Deus pela manhã. Ele merece toda a tua atenção!
Disposição para obedecer. Chegas a um momento de quietude esperando ouvir de Deus e deves decidir de antemão que vais obedecer ao que Ele diz. O Senhor Jesus Cristo diz: “Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se Eu falo de Mim mesmo” (João 7:17). Vem ao encontro de Deus já tendo escolhido fazeres a Sua vontade - não importa o que aconteça.
Vem para o teu momento de quietude com expectativa, reverência, prontidão e disposição para obedecer. E prepara-te para veres Deus trabalhar durante o vosso tempo conjunto!
REFLEXÃO
- Em que geralmente passas mais tempo a pensar - no “porquê” dos teus momentos de quietude ou no “quê”?
- Como tens visto Deus trabalhar nos teus momentos de quietude quando vens preparado com as atitudes certas?
- Em que área precisas de crescer mais — na tua expectativa, reverência, prontidão ou disposição para obedecer? Que passo darás hoje para crescer nessa área?
- R. W.