Podes confiar na Bíblia
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21
A Bíblia é o livro mais lido da história. É também o livro mais vendido da história e o livro mais traduzido da história.
No entanto, é muito mais do que isso. É também a Palavra de Deus - o próprio hálito de Deus. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16: “Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.”
Isso significa que a Bíblia não é apenas uma boa ideia. É a Palavra de Deus para nós. Uma das razões pelas quais posso saber que a Bíblia é verdadeira e confiável é que ela contém milhares de profecias que se cumpriram. Isso mesmo – cada uma das profecias da Bíblia tornou-se realidade exatamente como Deus previu ou tornar-se-á realidade em algum momento no futuro.
A Bíblia contém mais de 300 profecias somente sobre o Senhor Jesus Cristo — todas escritas mil anos antes de Ele nascer. As pessoas na Bíblia profetizaram sobre quando o Senhor Jesus nasceria, onde nasceria e como nasceria. Ele não poderia ter manipulado o Seu nascimento para cumprir essas profecias.
Também previu como Ele morreria. Mil anos antes da Sua morte, David descreveu a morte do Senhor Jesus Cristo na cruz, num dos salmos que escreveu. Ele não usou a palavra “crucificação”, porque ninguém conhecia essa palavra na época. Mas muito antes de os romanos pensarem em crucificar pessoas, David descreveu a crucificação.
Só Deus poderia saber disso.
Quais são as possibilidades de eu fazer 300 previsões sobre ti e todas elas se tornarem realidade? As probabilidades são tão astronómicas que não conseguirias anotar o número. É preciso mais fé para acreditares que as profecias da Bíblia foram uma coincidência do que acreditares que Deus as planeou.
A Bíblia diz: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21)
Nos tempos bíblicos, ninguém queria ser profeta. A lei em Israel era que um profeta de Deus tinha que estar correto 100% do tempo. Se tivesse errado uma única vez, seria considerado falso profeta e seria morto. Era bem melhor que um profeta estivesse certo!
E as profecias bíblicas estavam certas – cada uma delas. Podes confiar na Bíblia, porque o que a Bíblia prediz torna-se realidade sempre.
REFLEXÃO
- As profecias bíblicas podem parecer irrelevantes ou sem importância na tua vida. Porque achas que Deus quer que estudes, entendas e te preocupes com elas?
- Confias que a Bíblia é verdadeira? Como a dúvida te impede de ouvir o que Deus te quer dizer?
- Como a Bíblia é útil na tua vida? Usa-la apenas para encorajamento ou também é uma ferramenta para repreender, corrigir e treinar?
- R. W.