Confia na sabedoria de Deus, não nos teus sentimentos

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos: teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Provérbios 3:5-7
Já tiveste a sensação de que algo estava muito, muito certo, mas quando o fizeste, acabou por ser muito, muito errado?
Os sentimentos mentem. Mentem-te o tempo todo! Há uma velha canção country que diz: “Como pode ser errado quando parece tão certo?” Estás a brincar comigo? Há muitas coisas erradas que no momento parecem muito certas.
“Em que que estava eu a pensar?”, interrogas-te depois de seis meses de relacionamento. Com apenas umas semanas de trabalho, pensas: “Como é que fui apanhado nisto?” Uma decisão rápida que parecia inofensiva no momento deixa-te quebrado e com cicatrizes anos depois.
Se desejas experimentar menos becos sem saída e fracassos na tua vida, precisas de ouvir o que Provérbios 3:5-7 diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos: teme ao Senhor e aparta-te do mal.”
Se realmente desejas a bênção de Deus na tua vida, precisas de depender da sabedoria de Deus e não do que os teus sentimentos dizem ou do que o teu instinto diz. Por outras palavras, confia no Senhor e não no teu próprio entendimento.
Então, como obténs a sabedoria de Deus?
Ora. Fala com Deus e deixa que Ele fale contigo enquanto lês a Bíblia. É assim que obténs a Sua sabedoria.
A Bíblia diz em Tiago 1:5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”
Deus não quer que cometas erros tolos. Ele quer que tenhas sucesso. Ele quer que tomes decisões sábias com o teu tempo, dinheiro e relacionamentos.
A verdade é que tu não estás à espera da ajuda de Deus; Ele está à tua espera! É como se ele te estivesse a dizer: “Ei! Estou aqui. Eu quero dar-te sabedoria, e generosamente. Eu quero tornar-te sábio. Só precisas de pedir.”
Se quiseres ser abençoado, precisas de ter a sabedoria de Deus. E se desejas a sabedoria de Deus, precisas de pedi-la - e depois estares aberto para a receber.
REFLEXÃO
- Pensa num momento da tua vida em que dependeste dos teus sentimentos para tomar uma grande decisão. Qual foi o resultado?
- Como Deus fala contigo? Como sabes que é Ele a falar contigo?
- Porque é tão importante passares tempo com Deus todos os dias se desejas conhecer os Seus planos para a tua vida?
- R. W.



