O Senhor e as coisas simples do dia a dia

“Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus Se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E Ele lhes disse: Lançai a rede para a banda direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor.” – João 21:3-7a
Os discípulos testemunharam a morte torturante do Senhor Jesus Cristo. Eles ajudaram no Seu sepultamento. Eles foram testemunhas da Sua ressurreição. Mas agora, o Senhor não estava em lugar nenhum. Então o que fazer? Pedro decide ir pescar. Embora possa parecer uma reação estranha para nós hoje, lembremo-nos que antes de Pedro se tornar num seguidor do Senhor Jesus Cristo, ele tinha a profissão de pescador. Ele simplesmente voltou ao que lhe era tão familiar. Ele foi pescar e os seus amigos juntaram-se a ele.
Uma noite de pesca malsucedida deve ter parecido um final em consonância com os eventos dos dias anteriores. Então, ao raiar do dia, quando os pescadores cansados preparavam as redes e o barco, para dar por finda a missão, a divindade invadiu a humanidade. Uma pergunta surgiu de cima da linha de água, vinda da costa. “Tendes alguma coisa de comer?” “Não”, responderam eles, provavelmente cheios de frustração, raiva e fome. “Lançai a rede para a banda direita do barco, e achareis”, foi a resposta do Estranho na praia. Eu só posso imaginar que isto tenha sido recebido com respostas mistas no barco, pois as redes estavam pesadas, os homens estavam exaustos e ávidos por desembarcar, e fazer isso significaria mais trabalho, mais tempo no barco sem garantia de captura. Mas, eles decidiram tentar novamente e os seus esforços foram recompensados.
Foi então que as peças começaram a se encaixar? O coração de Pedro começou a acelerar quando as memórias de um evento semelhante, que ocorrera anos atrás, inundaram a sua mente? Em que ponto ele se apercebeu que era o Senhor Jesus Cristo? Se continuares a ler esta passagem, saberás que Pedro saltou do barco e parece puxar a rede sozinho! Ele é infundido de uma nova vida quando percebe que o Homem na praia é o próprio Senhor Jesus Cristo.
APROFUNDANDO:
Mais uma vez, o Senhor Jesus Cristo encontrou Pedro e os discípulos em acontecimentos familiares do dia a dia. Ele tinha feito isso três anos antes e uma vez mais neste dia. Então, o que isso significa para ti? Nunca te esqueças de que Cristo nos encontra em lugares inesperados e familiares.
LEITURA ADICIONAL:
Lucas 5:1-11
Por Leslie Snyder



