Florence Nightingale

Florence Nightingale 1

 

     Ao ir hoje (29NOV2013) ao serviço de saúde, na Marinha, não pude deixar de registar o seguinte, que li num quadro exposto no corredor:

     Florence Nightingale acerca do que é a Enfermagem: “A enfermagem é uma arte; e como arte requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor. Mas o que é tratar da tela inerte ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo - O TEMPLO DO ESPÍRITO DE DEUS? É uma das mais belas artes, eu quase diria, a mais bela de todas.”


     Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 — Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lamparina", pelo facto de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. A sua contribuição na Enfermagem, foi pioneira na utilização do Modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma Anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, da sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. O Juramento Nightingale feito pelas novas enfermeiras foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.

     Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.
 
- C.M.O.
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 06MAR26
Tudo acontece a todos

Tema abordado por José Carvalho em 08 de março de 2026

Carlos Oliveira 06MAR26
Completamente ao contrário

Tema abordado por Carlos Oliveira em 06 de março de 2026

Carlos Oliveira 27FEV26
Comunicação

Tema abordado por Paulo Ferreira em 01 de março de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:15

Estudo realizado em 04 de março de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário