II Tessalonicenses 1:1-12 (2)

crstam.jpg     Se o Apóstolo se regozijava na fé, amor e esperança deles quando escreveu-lhes a sua primeira epístola (I Ts.1:2-3), agora ele tinha muito mais razão, porque, no meio da perseguição ferrenha, a fé deles tinha crescido "muitíssimo", o amor deles uns para os outros abundava e eles suportavam as perseguições e tribulações com "paciência e fé".

     “Deus tinha usado estas perseguições e aflições para fortalecê-los espiritualmente, para aumentar a sua fé, para estimular-lhes o zelo e aprofundar-lhes o gozo.

     E nunca foi diferente. O mundo não vê o esforço, o sofrimento e o sacrifício como sendo ingredientes para a felicidade. O homem procura a prosperidade, o prazer e a segurança. Mas "a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui" (Lc.12:15) e o conforto e prazer deste mundo são apenas "por pouco tempo". Dar-nos a nós mesmos em sacrifício a Ele, que Se deu por nós – este é o segredo da bênção espiritual. É verdade, a perseguição e as aflições que a acompanham, não são fáceis de suportar, mas podem ser abençoadamente santificadas pela graça de Deus quando as suportamos pacientemente. Isto é retratado belamente em Rm.5:2-5:

     "...nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

     "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

     "E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

     E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

     E isto é apenas o começo:

     "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (II Co.4:17).

     Assim o Apóstolo podia gloriar-se2 dos crentes de Tessalónica nas outras igrejas, enquanto que eles pacientemente suportavam as suas tribulações. 


2 A palavra Grega kaukaomai é traduzida variavelmente por "gloriar," e "regozijar".

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário