I Tessalonicenses 5:1-11 (11)

crstam.jpg     De acordo com o v.7, à noite é quando as pessoas dormem ou entregam-se à festança, mas para nós não é noite, portanto

     "...nós, que somos do dia, sejamos sóbrios,4 vestindo-nos da couraça da fé e da caridade, e tendo por capacete a esperança da salvação" (I Ts.5:8).

     Como é tranquilizador: fé e amor são a couraça para o coração, e a esperança da salvação um capacete para a cabeça, e portanto,

     "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fp.4:7).

     Mas o que é esta "esperança da salvação" da qual ele fala no v.8? É a nossa salvação da condenação do pecado? Não exactamente; é  nossa salvação da "ira futura" e, de facto, a nossa salvação completa (Cf. Rm.8:23, 13:11), porque mais uma vez ele refere-se à vinda do Senhor para nós:

     "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

      "Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos,5 vivamos juntamente com ele" (I Ts.5:9-10).


4 Sob controlo mental e emocional. O oposto de bêbado.
 
5 Cf. 4:15-17, os vivos e os mortos.

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário