I Tessalonicenses 4:13-18 (15)

crstam.jpgA QUESTÃO DE CONDUTA

     II Co.5:10-11 também lida com o "tribunal de Cristo", mas aqui a conduta do crente, em vez de seu serviço, está em vista.

     "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal".9


     Nesta relação o Apóstolo continua a dizer:

     "Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens ..." (5:11).

     O leitor pode estar a interrogar-se: "Haverá medo no nosso encontro com Cristo, um encontro que todo crente deve estar esperando com antecipação entusiástica? A chamada para um encontro deste tipo pode ser uma 'bem-aventurada esperança'?"

     Em primeiro lugar, vamos dizer que de facto haverá temor ali – e isto é apropriadíssimo. Se um de nós fosse chamado a comparecer diante do Presidente do País, seria uma grande honra, mas não é verdade que a maioria de nós também estaria atemorizada? Não que tivéssemos feito algo de errado, mas simplesmente por causa da dignidade da posição dele. Este temor é sadio, do tipo que devemos experimentar ao contemplamos aquele encontro solene com o Filho de Deus, o Criador de tudo – e Aquele que nos amou e derramou o Seu sangue para nos salvar do pecado. Alguns crentes ainda não podem enxergar isto. Pensam apenas na alegria de ver Aquele que os amou e morreu por eles, não dando a devida consideração à Sua grandeza infinita, ou ao facto de que foi pelos nossos pecados que Ele sofreu e morreu.  


9 Thayer: “mau, corrupto, etc., no sentido de que não se  é o que se devia ser.” A frase poderia ser traduzida, “bom, ou não bom” como bom ou mau fruto.

Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses


Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário