Seja Alegre LVII

w_wiersbe_warren.jpg5. Nós esperamos o Senhor do céu

     Os judaizantes viviam no tempo do passado, tentando levar os crentes de Filipos a retroceder para Moisés e para a lei. Mas os verdadeiros cristãos vivem no tempo do futuro, na antecipação da vinda do seu Salvador (vs. 20-21). Como contabilista, nos versículos 1-11, Paulo descobriu novos valores. Como atleta, nos versículos 12-16, ele revelou novo vigor. Agora, como estrangeiro, experimenta uma nova visão: «Esperamos o Salvador!» E esta antecipação da vinda de Cristo que motiva o crente com mente espiritual.

     Há uma tremenda energia no poder presente duma esperança futura. Foi por Abraão esperar uma cidade que se sentiu satisfeito em viver numa tenda (Hebr. 11:13-16). Foi por Moisés esperar as recompensas do céu que se dispôs a abandonar os tesouros da terra (Hebr. 11:24-26). Por causa do «gozo que lhe estava proposto» (Hebr. 12:2) é que Jesus se dispôs a suportar a cruz. O facto de que Jesus Cristo vai voltar constitui um motivo poderoso para uma vida dedicada e um serviço devotado, no presente. «E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro» (ler I João 2:28-3:3).

     O cidadão do céu, que vive na terra, nunca se sente desanimado porque sabe que o Senhor vai voltar um dia. Ele persevera fielmente no seu trabalho para que quando o Senhor voltar não o encontre em desobediência (Lucas 12:40-48). O crente de mentalidade espiritual não vive para as coisas deste mundo; antecipa as bênçãos do mundo futuro. Isto não quer dizer que ele ignore e negligencie as suas obrigações quotidianas. Significa, sim, que o que faz presentemente é regido pelo que Cristo fará no futuro.

     Paulo menciona principalmente que o crente receberá um corpo glorioso, como o corpo de Cristo. Presentemente, vivemos num «corpo de humilhação» (que é o significado da palavra traduzida por «abatido» no ver. 21); mas quando nos encontrarmos com Cristo, receberemos um corpo de glória. Isso acontecerá num momento, num abrir e fechar de olhos (I Cor. 15:42-53)! Nesse momento, todas as coisas deste mundo nos serão inúteis — exactamente como, de um modo relativo, o devem ser já no presente! Se vivemos no tempo do futuro, então estamos a exercer a mente espiritual e a viver para as coisas que de facto importam.

     Quando Jesus voltar, irá «sujeitar a si todas as coisas» (v. 21 b). Esta palavra «sujeitar» significa «colocar em categorias». Não será esse o nosso problema, hoje em dia? Nós não pomos as «coisas» na sua ordem própria. Os nossos valores estão torcidos, portanto o nosso vigor é desperdiçado em actividades inúteis e a nossa visão é ensombrada de modo que a segunda vinda de Cristo não constitui um autêntico poder motivador nas nossas vidas. Viver no tempo do futuro significa deixar que Cristo ordene as «coisas» na vida, de acordo com a categoria de cada uma. Significa também viver «com os valores da eternidade em vista» e ousar acreditar na promessa de Deus de que «aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre» (I João 2:17). 

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário