Seja Alegre XLI

w_wiersbe_warren.jpg     Em contraste com os falsos cristãos, Paulo descreve os autênticos cristãos, a «verdadeira circuncisão» (ver Rom. 2:25-29 como texto paralelo):

     (1) Ele adora a Deus em Espírito — Não despende das suas próprias boas obras que são apenas da carne (ver João 4:19-24).

     (2) Ele gloria-se em Jesus Cristo — As pessoas que dependem da religião orgulham-se geralmente do que fazem. O verdadeiro cristão não tem nada de que se vangloriar (Ef. 2:8-10). A sua glória está só em Cristo! Em Lucas 18:9-14, Jesus apresenta uma parábola que descreve estas duas atitudes opostas.

     (3) Não confia na carne — A filosofia religiosa popular dos nossos dias é esta: «O Senhor ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos». Ela já era popular no tempo de Paulo e é tão errada hoje como o era então. (Com «a carne» Paulo significa «a velha natureza» que recebemos com o nascimento). A Bíblia não tem nada de bom a dizer a respeito da «carne» e no entanto muitas pessoas hoje em dia dependem inteiramente do que elas próprias podem fazer para agradar a Deus. A carne apenas corrompe o caminho de Deus na terra (Gén. 6:12). De nada aproveita no que toca à vida espiritual (João 6:63). Não tem nada de bom em si (Rom. 7:18). Não admira que não devamos pôr a nossa confiança na carne!

     Uma senhora estava a falar com o seu pastor a respeito deste assunto de fé e obras. «Eu penso que este problema de ir para o céu é como conduzir um barco a remos.» — disse ela — «Um dos remos é a fé, o outro são as obras. Se usarmos os dois, chegaremos lá. Se usarmos só um, ficaremos a andar em círculos.»

     «Só há uma coisa, errada nessa ilustração.» — replicou o pastor — E que ninguém vai para o céu num barco a remos».

     Só existe uma boa obra que leva o pecador ao céu: a obra completa de Cristo sobre a cruz (João 17:1-4; 19:30; Heb. 10:11-14).

Warren W. Wiersbe

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário