Atos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO XXXII – Atos 18:1-22 (3)

Acts dispensationally considered

 

DOS JUDEUS PARA OS GENTIOS NOVAMENTE

“E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a Judeus e gregos.

“E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado pela palavra, testificando aos Judeus que Jesus era o Cristo.

“Mas resistindo e blasfemando eles, sacudiu os vestidos, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.

“ E, saindo dali entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga.

“E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o creram e foram batizados.

“E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;

“Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

“E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

- Atos 18:4-11. 

 

DISPUTANDO NA SINAGOGA

Como Paulo trabalhava durante a semana na oficina de Áquila e Priscila, ele usava os sábados para tirar partido dos cultos na sinagoga, onde "disputava ... e convencia a Judeus e Gregos".

Talvez tenha sido durante esses dias iniciais em Corinto que, observando o caráter da cidade, ele "nada [se propôs] saber entre [eles], senão a Jesus Cristo, e Este crucificado" (I Cor. 2:2). Não que isso não fizesse parte da sua mensagem especial, pois, como vimos, a "pregação da cruz" de Paulo era muito diferente da que Pedro havia pregado em Pentecostes quando acusou os seus ouvintes da crucificação de Cristo e os chamou a "[arrepender-se], e cada um [deles a ser] batizado … para perdão dos pecados" (Atos 2:38). "A pregação da cruz" era o próprio coração do grande "mistério" revelado a Paulo, só que ele não podia, por causa da condição deles, explicar-lhes o mistério ou mostrar-lhes as suas glórias transcendentes (1 Cor. 2:1,6,7). Aqui ele deve pregar apenas "Jesus Cristo, e Este crucificado", como o poder de Deus para salvar e o apelo a uma vida santa.

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 24JULI26
Religião de 4 ou de 5 letras?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de julho de 2026

Peter Cerqueira 22JULI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 2)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 22 de julho de 2026

Simão Santos 19JULI26
A excelência do conhecimento de Cristo

Tema abordado por Simão Santos em 19 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 15 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário