04-05-10 - Estudo: Contracepção ligada ao HIV / SIDA

contraceptive20pill.jpg     Um estudo mostra que o uso da pílula anticoncepcional está ligada a uma possibilidade muito elevada de se contrair o HIV / SIDA.

     Joan Robinson, uma pesquisadora do Population Research Institute (PRI), informa que existe uma forte ligação científica entre os dois.

     "Isso aumenta todos os factores de risco conhecidos, desde a subida do risco de infecção, ao aumento da replicação viral do vírus HIV, à aceleração dos efeitos debilitantes e da progressão mortal da doença", observa Robinson.

     Mais de 50 estudos documentam as conclusões, mas a correlação permanece largamente desconhecida do público, observa ela. A pesquisadora do PRI diz que uma das razões para isso deve-se a algumas das pessoas envolvidas nos estudos terem interesse na distribuição de anticoncepcionais.

     "Eu penso que a evidência médica é clara, e nós precisamos de repensar os nossos programas de ajuda externa", diz ela. "Precisamos de deixar de enviar carregamentos de contraceptivos hormonais para as nações devastadas pela SIDA. Precisamos nos interrogar: "A nossa ajuda internacional em contraceptivos hormonais não estará a contribuir para a propagação do HIV / SIDA?"

     Além disso, a relação com o HIV / SIDA não está apenas ligada às pílulas orais, pois as injecções Depo-Provera e paliativos são igualmente responsáveis. Robinson defende que os fabricantes têm a responsabilidade de se certificarem que as mulheres estão inteiramente informadas desse perigo. Entretanto, ela diz que a abstinência continua a ser um grande passo para se evitar a contracção da doença.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário