I Tessalonicenses 4:1-12 (1)
Capítulo IV — I Tessalonicenses 4:1-12 APLICAÇÃO PRÁTICA
"VOSSA SANTIFICAÇÃO"
"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que abundeis cada vez mais.
"Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição;
"Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
"Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
"Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificámos.
"Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
"Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o Seu Espírito Santo."
Assim, entramos agora na secção prática de I Tessalonicenses, e podemos ter a certeza de que é tanto a Palavra de Deus para nós quanto qualquer outra parte das epístolas de Paulo.
Muitos crentes gostam de estudar as grandes verdades da Bíblia e deleitam-se com a verdade dispensacional; a Bíblia passou a significar muito mais para eles desde que aprenderam a manejá-la bem (dividi-la correctamente). Mas algumas destas mesmas pessoas não têm tanta vontade de ver estas grandes verdades serem postas em prática nas suas vidas. Elas não querem que a sua conduta seja discutida.
Porém, como já vimos, nas epístolas de Paulo ele segue consistentemente os seus grandes ensinamentos com exortações relativas à aplicação prática dos mesmos. De facto, de que adianta entender as grandes verdades das Escrituras, e as divisões dispensacionais delas, se não as vivemos; se elas não têm efeito nenhum sobre as nossas vidas diárias?
Deste modo o Apóstolo abre esta parte da sua carta rogando aos santos de Tessalónica, e exortando-os, como representante do Senhor Jesus, para se lembrarem como ele os tinha ensinado a "andar e agradar a Deus" e abundar "cada vez mais" (4:1).
Como já vimos, esta epístola não contém uma só palavra de repreensão ou condenação dos crentes de Tessalónica, mas muita recomendação e elogio. Porém, ele sabia que fazia muito pouco tempo que eles se tinham convertido dos ídolos a Deus e antes daquela época tinham participado nos pecados vis associados à idolatria pagã. Portanto, neste capítulo ele exorta-os a prestar atenção ao seu andar como crentes em Cristo, especialmente em relação à pureza moral.
Primeiro, nos versículos 3-8 ele trata da pureza de vida que deve caracterizar todos os crentes. Eles tinham sido chamados para a pureza da vida cristã e como resultado estavam muito mais felizes, mas ele sabia como as tentações ainda os cercavam, para não falar das tentações que vinham de dentro. Portanto ele começa:
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição" (4:3).
Cornelius R. Stam
Comentário Sobre as Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses



