Os anos perdidos

 
boyd_nicholson.jpg     Existem muitas pessoas que não têm remorsos. Depois há outras, fiéis, piedosas, sem vacilar no seu amor e lealdade a Cristo, que demonstram a beleza do seu andar e o consequente poder das suas palavras, apresentando uma vida de devoção sem desvios. Finalmente, há outras entre nós que poderiam cantar o velho hino: "Oh, os anos gastos no pecado, se fosse possível recuperá-los eu os entregaria ao meu Salvador, e me curvaria à Sua vontade".

     Muitos começaram com zelo. Quais soldados, manejando bem uma espada, enfrentaram um exército pelo Senhor Jesus. Entraram animados na batalha, e distinguiriam-se no combate por Deus e o Seu evangelho. Depois algo aconteceu. Talvez uma queda trágica. Talvez uma desintegração lenta, permitindo um crescente desânimo nas coisas de Deus. Talvez um aumento de incursões às coisas do mundo, ou sujeição às exigências impiedosas dos negócios. A oração e a Palavra foram ofuscadas lentamente e uma sonolência confortável desceu à alma. A geada estabeleceu-se silenciosamente no coração e o fruto secou na videira.

     As brisas suaves de amor e graça sopram naquela alma de vez em quando, e a despertam para uma comunhão doce, uma mensagem inspiradora, uma palavra na estação própria, ou um dos cânticos de Sião. Os olhos do coração elevam-se para olhar com saudade para o céu. Mas o inimigo, cruel e inclemente, esmaga cada esperança de recuperação. "Tarde demais!" exclama. Com um lamento triste o coração mais uma vez curva-se para o pó e introspectivamente para o seu próprio desespero.

     Caro leitor, será que este é o seu caso ou a condição de um amigo que deseje ver de novo levantado? Não desespere! Há esperança! Não em qualquer seminário ou novo programa, mas na certeza do conhecimento de que Deus é um Deus de recuperação, que tem prazer em restaurar a alma arrependida, e aparta a Sua ira (Oseias 14:4).

     Em II Reis 8, Geazi estava a contar ao rei "as grandes obras que Eliseu tinha feito". Entre estas obras grandes contava como o profeta ressuscitara um filho morto à sua mãe. Aconteceu uma coisa admirável! Alguns chamariam "coincidência", mas nós sabemos melhor. "Enquanto" Geazi contava este incidente maravilhoso, a própria mulher entra perante o rei. Geazi, atónito, exclama: "Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou". Ela tinha ido à Filístia por causa da fome. O governo tomou posse das terras para produzir alimentos. Agora ela chega para pedir a restituição da sua propriedade.

     A resposta do rei é muito instrutiva. Ele deu ordens a um oficial com este mandato, "Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora".

     Há uma promessa maravilhosa de Deus para o Seu povo, "E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto" (Joel 2:25). A palavra do rei é um quadro de uma obra maior de Deus. Esta é a restauração do fruto dos anos perdidos. Se um rei da terra pode fazer assim para um dos seus súbditos empobrecidos, então o nosso Deus é capaz de agir de uma maneira ainda mais maravilhosa.

     Jonas foi o único sinal que o Senhor Jesus deu aos escribas e fariseus da Sua morte e ressurreição. Mas Jonas chegou a fugir da vontade de Deus em desobediência. Então, quando ele reconheceu que a culpa era dele, ele foi levado sob as ondas e retirado de novo para ser um símbolo dos grandes sofrimentos, morte e ressurreição do Salvador. Ainda um outro caso onde o pecado abundou, e a graça superabundou, porque "um maior do que Jonas está aqui".

     Será que eu ou o leitor teríamos incluído Sansão na lista dos heróis da fé de Hebreus 11? Mesmo assim, no meio do seu sofrimento na prisão, ele elevou os seus olhos sem vista ao céu e exclamou, "Senhor Deus, só esta vez" - e o relato conta que foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida, e o seu nome é registado em Hebreus 11. Isso não é desculpa para vidas indolentes ou descuidadas, que aproveitam da graça de Deus - de modo nenhum - mas é um pequeno raio de luz para os que desistiram, pensando que é tarde demais para eles, e que se acomodaram a uma vida de mediocridade distante e espiritualidade ocasional.

     Há homens talentosos, que uma vez sentiram a chamada de Deus para Missões, ou para algum serviço especial, mas nunca responderam. Agora, aposentados, e aceitando o fracasso como um facto da vida, tentam encher os seus dias em alguma sala de espera ensolarada esperando o céu. Mesmo assim, há campos de serviço. Não há prémio na Bíblia para os que abandonam cedo, mas há um prémio mesmo para os que começam mais tarde (Mt.20:9). Existem igrejas ao redor de nós famintas de receber cooperação no serviço de Deus que talvez o leitor possa satisfazer. Anos perdidos? Não permita que acabe desta maneira. O nosso Deus pode restaurar o fruto mesmo daqueles anos e "Ao entardecer haverá luz".

- J. Boyd Nicholson

 

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário