04-10-10 - Reino Unido reconhece Druidismo como religião

druids.jpg     Enquanto o Cristianismo recua o Paganismo avança. Isto deve ser forte motivo de reflexão por parte de quem se diz Cristão.

     O druidismo, culto céltico que venera os espíritos da natureza, foi reconhecido como religião no Reino Unido, indicou hoje a Comissão das Organizações Caritativas britânicas.

     A Druid Network, uma organização que reúne os adeptos do druidismo em todo o mundo, recebeu o estatuto de obra de beneficência, como organização religiosa, outorgado pela Comissão das Organizações Caritativas.

     O anúncio foi feito pela Comissão de Organizações de Beneficiência que passará a incluir esta prática espiritual originária nas sociedades celtas de toda a Europa na sua lista de cultos de “fé genuína” do país.

     Entre outras coisas, este reconhecimento trás com ele importantes deduções fiscais à Druid Network (Rede de Druídas), que passa a ter o estatuto de organização de beneficiência. Isto porque a promoção do druidismo como religião passa a ser considerada uma actividade de interesse público.

     A comissão sublinhou que o culto dos espíritos do mundo natural é uma actividade religiosa comparável ao cristianismo e o islão e recordou que o druidismo é uma das mais antigas práticas espirituais do Reino Unido.

     Segundo números oficiais, citados ontem pelas agências, o druidismo no Reino Unido está no seu melhor momento dos últimos dois mil anos. Uma popularidade que se justifica pela diminuição de influência das religiões tradicionais e um crescente aumento das preocupações ambientais por parte dos britânicos.

     Os seguidores deste culto pagão prestam homenagem ao espírito que vive na terra e às forças da natureza. Acreditam nos espíritos que habitam nas montanhas, rios e mares e os seus rituais centram-se essencialmente na mudança das estações, como representação divina da natureza. 

     Em 2003, a BBC estima que havia cerca de 10.000 Druidas na Grã-Bretanha.


Batalha durou mais de 5 anos

     "Foi uma longa batalha que se prolongou por mais de cinco anos", afirmou no seu 'site' a Druid Network, congratulando-se com o estatuto obtido.

     Trata-se do primeiro culto pagão a ser reconhecido como religião no Reino Unido.

     O druidismo defende a harmonia entre os seres humanos e a natureza e a sua qualificação como "religião" é contestada por alguns adeptos que preferem o termo "espiritualidade". 

     No seu relatório detalhado, a Comissão de Caridade, reconhece que o antigo druidismo fazia sacrifícios humanos, mas decidiu que "não há evidência de qualquer prejuízo significativo ou prejuízo" decorrente da sua encarnação moderna. A ver vamos ...

     O culto teve origem na Irlanda e no Reino Unido, mas expandiu-se através do mundo, contando hoje com alguns milhões de seguidores.

In Público & Expresso
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário