Aos Pais dos meus Netos (40) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Salomão (continuação)

     Mas voltemos a Salomão.

     Parece que ele não aplicou à sua própria vida a sabedoria que Deus lhe havia dado. Não se passa muitas vezes o mesmo connosco? O que sabemos melhor é mostrar ao outro como proceder corretamente, mas andarmos nós próprios no reto caminho ... Salomão pôde dizer:

     "Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e ao entendimento chama teu parente; para te guardarem da mulher alheia" (Pv 7:4-5). "Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidónias e heteias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR seu Deus, como fora o de David, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidónios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que era mau perante o SENHOR , e não perseverou em seguir ao SENHOR, como David seu pai. Nesse tempo edificou Salomão um santuário a Camos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses" (1 Reis 11:1-8).

     O brilhante começo somente vem realçar a coloração negra dessa trágica debandada para o mal. Ao analisarmos a vida de David, fomos lembrados de que Deus havia sublinhado a ordenança de que o rei, que haveria de escolher, não deveria multiplicar para si mulheres (Deuteronómio 17:15,17). Vimos também que as provações horríveis e as dores que acometeram a David foram uma consequência do desprezo deste mandamento tão claro. Ou seja, além de dispor do próprio mandamento de Deus, Salomão ainda tinha vivenciado aquela séria lição; mesmo assim, desprezou voluntariamente o mandamento de Deus, e andou em manifesta desobediência.

     A sua desobediência custou a Roboão, seu filho, dez das doze tribos de Israel. O amargo fruto dessa desobediência de Salomão persiste até ao dia de hoje. Onde estão hoje as dez tribos? Esse enigma continua sem solução. É Deus somente quem tem a resposta, mas sabemos que, apesar do pecado de Salomão e de todas as falhas humanas, virá o dia em que Deus visitará estas dez tribos, congregando-as de todas as partes, levando-as de volta à sua própria terra (Ezequiel 37:15-28 e Jeremias 16:15). Assim, até mesmo por toda a extensão da dolorosa consequência do pecado de Salomão podemos enxergar a graça de Deus, que é maior que o pecado do homem, e que ao fim traz consigo o restabelecimento. Mas, como é longa a noite de trevas pelas quais terão que passar essas dez tribos; e lembremos que tudo isso foi causado pelo pecado daquele que foi o mais sábio dentre os homens! Consideremos ainda que o seu começo justificava grandes expectativas com vista à vida terrena.

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)
Aos Pais dos meus Netos (18)
Aos Pais dos meus Netos (19)
Aos Pais dos meus Netos (20)
Aos Pais dos meus Netos (21)
Aos Pais dos meus Netos (22)
Aos Pais dos meus Netos (23)
Aos Pais dos meus Netos (24)
Aos Pais dos meus Netos (25)
Aos Pais dos meus Netos (26)
Aos Pais dos meus Netos (27)
Aos Pais dos meus Netos (28)
Aos Pais dos meus Netos (29)
Aos Pais dos meus Netos (30)
Aos Pais dos meus Netos (31)
Aos Pais dos meus Netos (32)
Aos Pais dos meus Netos (33)
Aos Pais dos meus Netos (34)
Aos Pais dos meus Netos (35)
Aos Pais dos meus Netos (36)
Aos Pais dos meus Netos (37)
Aos Pais dos meus Netos (38)
Aos Pais dos meus Netos (39)
Aos Pais dos meus Netos (40)

 
Share |