Aos Pais dos meus Netos (39) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Salomão

Já nos ocupámos detalhadamente com o passo em falso na vida de David, devido ao qual Bateseba veio a tornar-se sua mulher. Vimos que o primeiro filho de Bateseba morreu logo. E Salomão era o irmão mais novo desta criança. O significado de seu nome é "pacífico". "E o SENHOR o amou" (2 Samuel 12:24-25); e porque o SENHOR o amou, também recebeu um segundo nome: Jedidias, que significa "o amado de Jeová (do SENHOR)".

     Vocês conhecem tão bem essa história, que não preciso contá-la agora. Vocês sabem como tudo parecia ser maravilhoso no começo. Deus tinha-lhe feito aquela proposta maravilhosa de pedir o que quisesse, e o que pediu foi sabedoria. Até o próprio Senhor Jesus pôde falar de "Salomão em toda a sua glória". É provável que jamais houve um outro que, na sua juventude, gozasse de tão maravilhosas perspetivas para o futuro como Salomão.

     Ainda assim, já nos primeiros anos do seu governo, houve indícios de que nem tudo estava em ordem. Logo no começo do reinado ele aparentou-se com Faraó, rei do Egito, pois tomou a filha deste por mulher e a trouxe à cidade de David (1 Reis 3: 1). Não havia razão para Salomão tomar uma mulher no Egito. E é bem provável que esta tenha sido uma idólatra, pois não demorou muito para Salomão reconhecer que esta mulher não condizia com o "santo monte Sião", tanto que lemos que: "Salomão fez subir a filha de Faraó da cidade de David para a casa que lhe edificara; porque disse: a Minha esposa não morará na casa de David, rei de Israel, porque santos são os lugares nos quais entrou a arca do SENHOR". Salomão deveria saber que uma mulher que não fosse digna de morar na cidade de David, também não seria digna de se tornar sua esposa. Nos dias de Esdras, os judeus que tinham tomado para si mulheres pagãs foram inclusive obrigados a despedi-las (Esdras 10). Hoje, no tempo da graça, a graça de Deus afirma que a mulher crente santifica o marido descrente, e vice-versa, o marido crente santifica a esposa descrente. Desta mesma forma, também, os nossos filhos são santificados mesmo que apenas um dos pais seja crente. Mas, devemos atentar que esta não é uma carta branca para que se case com cônjuge descrente. A clara indicação da Palavra de Deus em 1 Coríntios 7:39 é: "somente no Senhor".

     Já que estamos falando do matrimónio, eu gostaria de chamar a atenção para um assunto que passamos por alto em uma análise anterior. Recentemente, chamou¬-me a atenção o especial o cuidado que Abraão dedica ao casamento do seu filho. Com que firmeza ele determina que Isaque não deveria tomar mulher dentre as nações ao redor! Mas Isaque tão-pouco deveria voltar para aqueles lugares donde seu pai saíra. Quão cedo os filhos de Isaque esqueceram a seriedade com que o seu avô encarou este assunto, e o próprio Isaque aparentemente não fez muita questão quando Esaú tomou mulheres dentre as nações ao redor, ou quando Jacó retomou para aquela terra ... ainda que seu pai outrora o proibira! Tudo isso evidencia talvez uma maior liberdade, mas não um crescimento em graça ou santidade.

     Os vossos filhos talvez ainda sejam novos para que vocês considerem o casamento deles, mas vocês vão-se admirar quão rápido se passam os anos, tais preciosos anos, em que os filhos estão junto de vós. De repente, então, vocês estarão a encarar esta questão que é a mais importante na vida prática dos vossos filhos. Que Deus vos ajude neste assunto tão difícil, e que vos conceda sabedoria e fidelidade para com Ele.

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)
Aos Pais dos meus Netos (18)
Aos Pais dos meus Netos (19)
Aos Pais dos meus Netos (20)
Aos Pais dos meus Netos (21)
Aos Pais dos meus Netos (22)
Aos Pais dos meus Netos (23)
Aos Pais dos meus Netos (24)
Aos Pais dos meus Netos (25)
Aos Pais dos meus Netos (26)
Aos Pais dos meus Netos (27)
Aos Pais dos meus Netos (28)
Aos Pais dos meus Netos (29)
Aos Pais dos meus Netos (30)
Aos Pais dos meus Netos (31)
Aos Pais dos meus Netos (32)
Aos Pais dos meus Netos (33)
Aos Pais dos meus Netos (34)
Aos Pais dos meus Netos (35)
Aos Pais dos meus Netos (36)
Aos Pais dos meus Netos (37)
Aos Pais dos meus Netos (38)
Aos Pais dos meus Netos (39)

 
Share |