Aos Pais dos meus Netos (36) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Jónatas (Continuação)

     Ao lermos a história de Jónatas, sobrevém-nos uma triste sensação. Em vez de chegar a ser "o segundo no reino", o que logicamente teria sido o caso se tivesse compartilhado com David a sua rejeição, Jónatas, o amável, e ao mesmo tempo, guerreiro valente, morre na montanha de Gilboa. O seu filhinho, Mefibosete, sofre uma queda, quando aos cuidados da sua ama, que quis salvá-lo, ficando aleijado para o resto da vida. Foi criado em Lo¬-Debar - "sem pastagem" - o mais distante possível da presen¬ça do novo rei. E teve que passar pela rejeição, pelo desterro, que o seu pai Jónatas não quisera provar.

     A história de Mefibosete é comovente! Contudo, David manifesta-lhe bondade por respeito a seu pai Jónatas, que fora seu inesquecível amigo. Ele acolheu a este pobre aleijado e órfão introduzindo-o num relacionamento de intimidade, trazendo-o à sua mesa real, e sendo tratado como se fosse um dos filhos do rei.

     Ziba, servo do avô de Mefibosete, auxiliado pelos seus quinze filhos e vinte servos, cuidava das terras de Mefibosete, visto que David tinha-lhe dado tudo o que pertencera a Saul e à sua família como herança.

     Queremos acompanhar até ao fim essa história que, na verdade, é triste, mas que termina bem:

     Quando o rei David voltou do desterro perguntou logo a Mefibosete: "Por que não foste comigo, Mefibosete?" É certo que não tinha ido com o rei, mas esta pergunta do rei deve-se a uma calúnia por parte de Ziba contra Mefibosete; o que veio abalar aquele relacionamento amistoso e de confiança havido desde há muito, entre David e Mefibosete. O pobre aleijado ficara em sua casa lamentando não ter podido acompanhar o rei na sua fuga, porque Ziba, seu criado, não lhe albardara o jumento. Mefibosete em todo o tempo da ausência do rei não tratou dos pés, não se barbeou, nem lavou suas vestes. Muitas vezes tenho meditado sobre a resposta, tão injusta, que o rei deu a Mefibosete: "Resolvo que repartas com Ziba as terras"; isso embora Mefibosete tenha-lhe afirmado que a sua fidelidade e dedicação para com o rei não tinham mudado. Hoje sei que essa resposta foi necessária para que ficasse registada a reação de Mefibosete, a qual evidencia muito apreço pelo rei: "Fique ele muito embora com tudo, pois já voltou o rei meu senhor em paz à sua casa". Bens materiais - imóveis ¬não tinham para Mefibosete nenhum valor que se comparasse com a pessoa do rei, que ele tanto amava.

     Há poucos relatos na Bíblia que sejam mais tristes do que essas duas histórias, a de Saul e a de Jónatas. Mas, apesar de tudo, vemos ainda assim, por um lado, a graça e a bondade de Deus como talvez em nenhuma outra; e, por outro lado, a rara devoção e o amor que enchiam o coração de Mefibosete. Que Deus nos dê corações como esse!

     Mefibosete havia reconhecido qual era a fonte de onde emanavam todas as suas bênçãos, pois deu ao seu filhinho o nome "Mica", que quer dizer: "Quem é como o Senhor"?

     Que sublime desfecho de uma biografia!

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)
Aos Pais dos meus Netos (18)
Aos Pais dos meus Netos (19)
Aos Pais dos meus Netos (20)
Aos Pais dos meus Netos (21)
Aos Pais dos meus Netos (22)
Aos Pais dos meus Netos (23)
Aos Pais dos meus Netos (24)
Aos Pais dos meus Netos (25)
Aos Pais dos meus Netos (26)
Aos Pais dos meus Netos (27)
Aos Pais dos meus Netos (28)
Aos Pais dos meus Netos (29)
Aos Pais dos meus Netos (30)
Aos Pais dos meus Netos (31)
Aos Pais dos meus Netos (32)
Aos Pais dos meus Netos (33)
Aos Pais dos meus Netos (34)
Aos Pais dos meus Netos (35)
Aos Pais dos meus Netos (36)
Aos Pais dos meus Netos (37)

 
Share |