Aos Pais dos meus Netos (35) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Jónatas

     A história da família de Saul é chocante, contudo, mesmo ali vemos a operação da graça de Deus. Jónatas, cujo nome quer dizer "dado por Deus", e é filho de Saul, é um dos mais amáveis personagens que a Bíblia menciona.

     A sua afeição por David quase tornou-se em provérbios. Quando David havia matado a Golias, "a alma de Jónatas ligou-se à de David. E Jónatas amou-o, como à sua própria alma... Despojou-se Jónatas da capa que vestia e deu-a a David, como também a armadura, inclusive a espada, o arco, e o cinto" (I Samuel 18:1¬4). O seu coração pertenceu sempre ao seu amigo.

     Apesar do grande ódio do seu pai contra David, Jónatas continuou aser o amigo de David. Isso vemos confirmado quando presenciamos a despedida dos dois, quando David teve de fugir a bem da sua vida: " ... e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, David, porém, muito mais. Disse Jónatas a David: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua." Contudo, enquanto a David esperavam ignomínia e rejeição, Jónatas voltou para a sua casa. Quão mais feliz teria ele sido, se tivesse compartilhado a afronta com David!

     O coração de Jónatas pertenceu sempre a David, o que vemos confirmado aquando da sua visita a David, quando este se encontrava no seu esconderijo, e quando Jónatas lhe "fortaleceu a confiança em Deus" (I Samuel 23:16). Contudo mais uma vez a despedida é descrita com as mesmas palavras: “... E Jónatas voltou para sua casa", enquanto David permaneceu no deserto. Não nos lembra isso o nosso Senhor e Mestre?: "E cada um foi para sua casa. Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras" (João 7:53; 8:1).

     Teria Jónatas sido atraído pela sua família? Ou teria sido a fidelidade para com o seu pai, que o impedia de ficar com David? Porque não dividiu com David a afronta, uma vez que verdadeiramente o amava e até mesmo o reconhecia como o rei ungido? Não se sabem os motivos que o levaram a tanto, porém uma coisa é certa: Jónatas não participou efetivamente da rejeição do seu amigo. Eu espero que não tenha sido devido ao fracasso do seu amor! Pedro certa vez abandonou o seu Senhor, mas não acredito que tenha sido por falta de amor.

     Lembro-me de épocas na minha vida, em que recusei-me a participar do opróbrio do meu Senhor. Tenho recordação de momentos em que não O dei a conhecer às gentes deste mundo. Mais de uma vez tive de fazer minhas as palavras de Pedro, quando disse: "Senhor, tu sabes todas as cousas; sabes que eu te amo" , embora o meu procedimento houvesse provado o contrário. Naquela mesma noite em que Pedro negou o seu Senhor, não houve sequer um único que estivesse disposto a partilhar da rejeição e da condenação do Senhor. Lemos:

     "Então os discípulos todos, deixando-O, fugiram". Quando Paulo, o servo do Senhor, encontrava-se perante Nero ele provou aquele mesmo abandono, pois escreve: "Na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram” (II Tm 4: 16).

     Também nos nossos dias o nosso Senhor está tão rejeitado como o foi naquela ocasião. Meus amados, nem sempre é fácil seguir Aquele Senhor reprovado pelo mundo. Não é tão fácil, tanto que hoje há poucos que poderiam condenar a Jónatas, sem se condenarem a si mesmos com ele.

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)
Aos Pais dos meus Netos (18)
Aos Pais dos meus Netos (19)
Aos Pais dos meus Netos (20)
Aos Pais dos meus Netos (21)
Aos Pais dos meus Netos (22)
Aos Pais dos meus Netos (23)
Aos Pais dos meus Netos (24)
Aos Pais dos meus Netos (25)
Aos Pais dos meus Netos (26)
Aos Pais dos meus Netos (27)
Aos Pais dos meus Netos (28)
Aos Pais dos meus Netos (29)
Aos Pais dos meus Netos (30)
Aos Pais dos meus Netos (31)
Aos Pais dos meus Netos (32)
Aos Pais dos meus Netos (33)
Aos Pais dos meus Netos (34)
Aos Pais dos meus Netos (35)

 

 
Share |