Aos Pais dos meus Netos (34) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Saul

     Na verdade já deveríamos ter focalizado a biografia de Saul e a do seu filho Jónatas antes, mas queremos contemplá-la agora em ligação a Mefibosete.

     A história da família de Saul é tão triste, que com prazer a omitiria. Saul parece ter sido um homem sem fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Não gostaria que nos ocupássemos muito com a vida deste infeliz, que teve um começo esplêndido, mas teve, no entanto, um fim muito trágico.

     Sobre a sua família pouco nos é transmitido, excetuando Jónatas e Mical, que casou-se com David. Jónatas, seus dois irmãos - Abinadabe e Malquisua - e Saul, seu pai, foram mortos na batalha, na montanha de Gilboa. Is-Bosete, outro filho de Saul, subiu ao trono de seu pai, após a morte deste, e governou cerca de sete anos. Foi um período de constante guerra contra David, o rei escolhido por Deus. Finalmente Is-Bosete foi morto por dois de seus servos, quando dormia. Ainda assim David, referindo-se a Is-Bosete, falava de "um homem justo". Outros dois filhos de Saul foram enforcados perante a face do Senhor - Armoni e Mefibosete* porque Saul, na sua maldade, quebrou o juramento feito aos gibeonitas (veja II Sm 21: 1-9). Merabe, filha de Saul tinha sido prometida a David, porém acabou sendo dada por mulher a Adriel, o meolatita, do qual teve cinco filhos, que foram todos enforcados juntamente com os seus dois tios, Armoni e Mefibosete. Outra filha de Saul, Mical, a qual tinha sido dada por mulher a David, não teve filhos até ao dia da sua morte, isso porque desprezou a David, quando ele acompanhava a arca do Senhor, que era introduzida novamente em Jerusalém (veja II Samuel 6:23).

     É difícil imaginar uma família que tivesse tido um fim mais trágico do que a de Saul. Acredito que Ele mesmo, como pai, foi o responsável por toda essa tragédia. Saul rejeitou a Palavra do Senhor, por isso o Senhor o rejeitou (I Samuel 15:26). Que ensinamento severo para todos os pais! A Palavra de Deus requer de nós obediência, e qualquer desatenção para com ela implica, de forma direta, castigo por parte de Deus. Saul encheu-se de ciúme contra David, o escolhido de Deus, e odiava-o com grande ódio. Na véspera da sua morte Saul reconheceu que: "Deus se tem desviado de mim", e foi a uma pitonisa (que é uma vidente), ou seja, ao próprio diabo, buscar socorro.

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)
Aos Pais dos meus Netos (18)
Aos Pais dos meus Netos (19)
Aos Pais dos meus Netos (20)
Aos Pais dos meus Netos (21)
Aos Pais dos meus Netos (22)
Aos Pais dos meus Netos (23)
Aos Pais dos meus Netos (24)
Aos Pais dos meus Netos (25)
Aos Pais dos meus Netos (26)
Aos Pais dos meus Netos (27)
Aos Pais dos meus Netos (28)
Aos Pais dos meus Netos (29)
Aos Pais dos meus Netos (30)
Aos Pais dos meus Netos (31)
Aos Pais dos meus Netos (32)
Aos Pais dos meus Netos (33)
Aos Pais dos meus Netos (34)

 
Share |