Aos Pais dos meus Netos (6)

Aos pais dos meus netos


ANÁLISE DE FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Enoque

     É uma alegria nos dirigirmos do "sétimo após Adão" na linha de Caim, para o "sétimo após Adão" na linha de Sete (Judas 14). Aliás, já pensaram porque o Espírito Santo tem o cuidado de nos enumerar quantas são as gerações de Adão até Enoque? E isto em uma curta carta como a de Judas? A história de Enoque pode trazer consolo a todos os pais cristãos nos dias de hoje. Nós lemos: Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois de ter gerado Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas (Génesis 5:21,22).

     Notem bem: não nos é relatado, que ele andasse com Deus aos 65 anos antes do nascimento de seu filho Matusalém. Parece que foi essa criancinha que levou Enoque a andar com Deus.

     Talvez já tivessem reparado quão egoístas são a maioria dos cristãos jovens, quer sejam casados ou solteiros. O ego reivindica, de modo geral, um lugar espaçoso nos seus pensamentos. “O que eu gosta¬ria?", "Isso eu não quero fazer!" - quão frequentemente ouvimos estas expressões. Quantas vezes nós mesmos as utilizamos! Porém quando vêm as crianças, começa uma nova série de lições. O bebé chora muito e não quer dormir. A mãe já se ocupou com o pequeno o dia todo, agora é a vez do pai. Quantas horas eu andei pelo corredor com um de vós nos braços, quando preferia ficar a dormir na minha cama quen¬tinha e macia. Felizes os pais, que têm contacto com Deus, enquanto andam pelo corredor com um filho inquieto e a chorar. Eles irão experimentar que as temidas vigílias noturnas se transformam em horas de celeste comunhão com o melhor e mais amável amigo. A casa em silêncio, quando todos os outros dormem, é o lugar ideal para se manter um contacto Tranquilo com o Senhor.

     E quando a criança (como foi o vosso caso, meus filhos), chega à beira daquele rio escuro e gelado, quando a pequena vida que já lhe é mais preciosa do que a sua própria, ameaça escapar, então aprende-se uma das mais profundas lições que esta vida pode ensinar - a de dizer: "seja feita a Tua vontade". É provável que cada um de nós poderia escrever um livro sobre as lições que aprendemos com os nossos amorzinhos, aqueles cujo contacto das delicadas mãozinhas nos significa cada vez mais, e cuja teimosia resiste persistentemente à nossa autoridade. Não podemos nos aprofundar mais nesta lição; somente quem teve filhos, a entende e conhece. Creio que somente um tal, poderá entender a história de Enoque. Ela parece que foi escrita especialmente para nós, pais. Que o Senhor conceda que reconheçamos, como Enoque reconheceu, que os nossos queridinhos nos podem levar a andar com Deus. E nesta maravilhosa companhia, nós podemos encontrar força e consolo para o nosso caminho como pais.

     A criancinha, que aparentemente colaborou para que o seu pai andasse com Deus, deve ter diariamente reparado o comportamento de seu pai. Provavelmente ouviu as sérias profecias de um juízo vindouro, o qual também é relatado milhares de anos mais tarde, por Judas; o seu próprio nome, "Matusalém", significa: "Com a sua morte inicia o juízo". Tudo isso deve-lhe ter concedido esperanças e metas diferentes das dos seus primos, os filhos de Lameque. Mas, qual a importância de um nome? É uma pergunta atualmente muito questionada, porém quanto significado não continha o nome do filho de Enoque - para aqueles que tinham olhos para ver e ouvidos para ouvir!! Trezentos anos Matusalém observa o comportamento íntegro de seu pai, até que este não era mais, pois Deus o levou (arrebatou) sem que visse a morte, como vemos em Hebreus 11. Matusalém continuou a viver cá em baixo, e sabia que enquanto vivesse, o juízo não poderia chegar. Seu filho (Lameque) nasceu, e viveu 777 anos (muito em contraste com aquele homem, do último livro da Bíblia, cujo número é 666) e depois que este morreu, Matusalém viveu ainda mais 5 anos. Matusalém observou o seu neto, Noé, durante 600 anos da sua vida, ouviu o solene anúncio do juízo, e viu como a arca foi construída para salvação de toda a família do seu neto, até que, finalmente - o homem mais velho que já viveu - sai de cena e liberta o caminho para o juízo que viria. Os 969 anos da vida de Matusalém são uma poderosa voz falando da paciência e longanimidade de Deus àqueles que possuem ouvidos para ouvir, testemunhando que a execução do juízo não é conforme o Seu coração, mas esta voz por outro lado anuncia muito clara e nitidamente a certeza do juízo vindouro.

     Confronte por um instante as famílias desses dois patriarcas, os quais são os "sétimos" depois de Adão: um amava o espírito da terra; o outro a atmosfera celeste. Um foi culpado de assassinato; o outro, jamais provou a morte. Nós, como pais, deveríamos almejar uma vida como a de Enoque para exemplo dos nossos filhos. Não existe nada que possa ter uma influência mais poderosa do que tal exemplo, tal vida, para mantê-los afastados deste mundo que está sob maldição.

     Embora a minha caneta já tenha ultrapassado o que queria dizer sobre Enoque, gostaria de acrescentar ainda esta poesia que expressa bem aquilo que realmente contou para a vida de Enoque:


“Enoque”

"Andou com Deus!"
Que mais seria escrito sobre uma vida, e seu real valor?
Do que ele disse e fez, pouco é contado;
e o que pensou, nem mesmo é mencionado.
"Andou com Deus"! Não há maior louvor!

Conselhos deu,
orou, e assim quem sabe a quantas almas tristes socorreu!
Mas dele, diz a Bíblia, que grandeza,
palavras ricas, de imortal beleza:
"Andou com Deus"! Enquanto aqui viveu. 

E um dia, então,
ao fim de longos anos, não mais o viram, Deus dissera "Vem!”
Da cena vil, tão triste, de pecado.
Vem, filho Meu, gozar mesmo, ao Meu lado,
a plena comunhão no Lar de além!"

Tal seja, pois,
teu prémio, ó peregrino: que aqui chegando ao fim os dias teus;
entrando ali, na glória à tua espera,
lembrado sejas, na terrestre esfera,
neste epitáfio: "Ele andou com Deus".

“AOS PAIS DOS MEUS NETOS”
Cartas de um avô aos pais dos seus netos
G. C. Willis

(Continua)

Aos Pais dos meus Netos (1)
Aos Pais dos meus Netos (2)
Aos Pais dos meus Netos (3)
Aos Pais dos meus Netos (4)
Aos Pais dos meus Netos (5)
Aos Pais dos meus Netos (6)
Aos Pais dos meus Netos (7)
Aos Pais dos meus Netos (8)
Aos Pais dos meus Netos (9)
Aos Pais dos meus Netos (10)
Aos Pais dos meus Netos (11) 
Aos Pais dos meus Netos (12)
Aos Pais dos meus Netos (13)
Aos Pais dos meus Netos (14)
Aos Pais dos meus Netos (15)
Aos Pais dos meus Netos (16)
Aos Pais dos meus Netos (17)

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário