Mensagem à Igreja em Filadélfia - Apocalipse 3:7-13

7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz O que é santo, O que é verdadeiro, O que tem a chave de David; O que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

8  Eu sei as tuas obras: eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar: tendo pouca força, guardaste a Minha palavra, e não negaste o Meu nome.

9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que Eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que Eu te amo.

10  Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12  A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome.

13  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.  

     O tema principal desta mensagem diz respeito ao templo Judaico. A frase ‘chave de David’ é tirada de Isaías 22:22 – “E porei A CHAVE DA CASA DE DAVI sobre o Seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá”. Isto aponta para diante, para Cristo. A casa de David pode referir-se a duas coisas:  

     1. A família de David.

     2. O lugar de adoração que David quis edificar a Deus.

     A ‘casa de David’ é parte de um concerto que Deus fez com David (2 Samuel 7:4-17). Durante o ministério de Jesus a Israel, o templo era chamado ‘ CASA de Meu Pai’ (João 2:14-16; 14:2).  

     Intimamente relacionado com isto estão as chaves do Reino dos céus entregues a Pedro em Mateus 16:19. Estas chaves estão associadas à adoração. Templo, sinagoga, igreja, e congregação envolvem basicamente adoração. Alguns poderão objectar o uso da palavra ‘igreja’ para o povo Judaico, em vez de ‘sinagoga’, mas o nosso Senhor utilizou a palavra Grega para ‘igreja’ (EKKLESIA), que também significa ‘assembleia, em Mateus 16:18.  

     A razão porque a CASA não é mencionada em Apocalipse é porque o Anticristo, empossado por Satanás, irá ocupar o templo Judaico no período da Tribulação. Isto é ensinado em 2 Tessalonicenses 2:4 – “...de sorte que [o Anticristo] se assentará, como Deus, NO TEMPLO DE DEUS, querendo parecer Deus”. (Comparar com Ezequiel 28:2). Isto significa que o templo Judaico será reedificado algures em Jerusalém antes que o período da Tribulação comece. Este templo será profanado pelo Anticristo, segundo Daniel 9:27 e destruído na segunda vinda de Cristo. Esta destruição é vista em Actos 15:16 – “Depois disto voltarei, e REEDIFICAREI o tabernáculo [templo] de David, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo”. Quando Lucas escreveu o livro dos Actos, o templo Judaico ainda estava de pé; e quando os Romanos destruíram o templo no ano 70 A.D., a única parte deixada de pé foi uma parede que ainda hoje existe – o muro das lamentações. Portanto parece que Actos 16:15 refere-se à destruição do templo em que o Anticristo se assentará no fim do período da Tribulação. Um segundo templo, então, será edificado de acordo com Ezequiel, capítulos 40-48, para o Reino Milenar, e Cristo, o Messias, superintenderá a este projecto de construção (Zacarias 6:12,13).  

     A porta aberta do versículo 8 fala de livramento. Acontecerá como com Pedro em Actos 12:10.  Está em harmonia com Apo. 12:14,17, e é uma promessa maravilhosa para estes crentes que seguem o Senhor em vez da Besta. (Comparar com João 6:12,13).  

     ‘Eis que venho sem demora’ é uma frase usada 6 vezes em Apocalipse (2:5,16; 3:11; 22:7,12,20). Há esperança e expectação nesta frase, uma promessa que deverá fortalecer os crentes naquele tempo horrível de tribulação. Uma vez que o período de Tribulação comece os eventos suceder-se-ão vertiginosamente. O Senhor Jesus disse em Mateus 24:22, ao falar acerca do período da Tribulação – “E, se AQUELES DIAS NÃO FOSSEM ABREVIADOS, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos [o remanescente] SERÃO ABREVIADOS AQUELES DIAS”. Por conseguinte parece que a Sua vinda será antes que os sete anos terminem, talvez uns dois meses ou coisa assim, antes do fim. Isto harmoniza-se com a verdade de Mateus 24:42 – “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. (Comparar com Actos 1:6,7). Os Seus avisos nestas mensagens às sete igrejas são para preparar Israel para este evento súbito.  

     No versículo 9, a sinagoga de Satanás é a mesma que a de Apo. 2:9. Haverá descrentes que tentarão fazer parte do remanescente Judaico, procurando obter as bênçãos e a protecção de Deus. Na realidade, eles serão seguidores da Besta. Deus fá-los-á adorarem-No, de acordo com a profecia de Isaías 49:23.  

     A frase no versículo 10, ‘te guardarei da hora da tentação’ é usualmente interpretada pelos ensinadores da Bíblia como significando que a igreja Cristã não passará pelo período da tribulação. Mas esta frase não se refere ao período da tribulação como tal. Refere-se a um período específico de tempo, provavelmente curto, dentro do próprio período da Tribulação. E desta vez será no meio da semana quando o Anticristo se proclamar a si mesmo como Deus ao assentar-se no templo de Deus. Este evento electrificará o mundo. Será noticiado em todos os jornais. O líder Judaico do médio oriente proclamar-se-á Deus, como Messias de Israel. Será uma tremenda tentação para o remanescente Judaico adorá-lo, levando-o a pensar que ele é o Messias há muito prometido, que regressou para governar a terra. Eles poderão ser tentados a pensar que as suas orações foram respondidas. Porém Deus impedirá que o Seu povo adore o Anticristo. Ele cumprirá a Sua promessa e guardá-los-á da hora da tentação, a maior tentação que os crentes Judaicos terão de enfrentar. Muitos das nações Gentias adorarão o Anticristo como está predito em Apo. 13:8.  

     A nova Jerusalém do versículo 12 aponta para Apo. 21:2 quando a santa cidade descer de Deus, do céu. Também é chamada a santa Jerusalém (Apo. 21:10), a esposa (Apo. 21:9), e a Jerusalém celestial (Heb. 12:22). Valerá realmente a pena todos os crentes perseverarem, tornando-se vencedores. Estas promessas aos vencedores são maravilhosas, e mesmo apesar de terem sido inconscientemente aplicadas à igreja de hoje, o Corpo de Cristo, elas têm todas uma coisa em comum – são físicas e materiais. Esta é uma característica evidente do Evangelho do Reino. 

     Em contraste com isto está o Evangelho da graça de Deus com a sua ênfase nas todas as BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS para o crente neste Século de Graça (Efésios 1:3).  

     A palavra ‘verdadeiro’ no versículo 7 significa ‘genuíno, real, ideal’. Trata-se de uma palavra usada em contraste com os ídolos, e aqui num maior sentido, em contraste com o Anticristo, que não é genuíno. A ‘coluna’ do versículo 12 lembra as colunas de Gálatas 2:9 onde Pedro, Tiago e João, são vistos como as COLUNAS da Igreja Messiânica do período dos Actos.

- Robert. C. Brock

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário