Actos Dispensacionalmente Considerados - CAPÍTULO IV - ACTOS 2:1-14 PENTECOSTES

     Foi só depois do número dos apóstolos ter sido restaurado para doze, que tudo ficou pronto para a vinda do Espírito Santo e para a oferta do reino a Israel. Isto será claramente visto se compreendermos o carácter do livro dos Actos.

UMA SUPOSIÇÃO ERRÓNEA

     Muitos supõem que Pentecostes marca o princípio histórico da Igreja desta dispensação, o Corpo de Cristo.

     Certamente que isto é assumido da premissa que a “chamada grande comissão” incorpora a nossa “guia de marcha” da parte do Senhor para a Igreja hoje.

     Contudo a premissa é falsa e com ela a conclusão a que se chega da mesma.

     Não há nenhuma base bíblica para a premissa de que o Corpo de Cristo principiou historicamente com a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Porém, há muita evidência bíblica do contrário.

1. O registo de Pentecostes nada diz acerca do Corpo de Cristo; nunca lemos de tal a não ser quando chegamos às epístolas de Paulo.

2. Pentecostes era um dia de festa Judaica de modo algum relacionada com o Corpo de Cristo.

3. Somente os Judeus são reconhecidos na mensagem Pentecostal de Pedro (Ver 2:5,14,22,36) enquanto que o Corpo de Cristo é “um novo homem” composto tanto de Judeus como de Gentios reconciliados com Deus num corpo, e é o resultado da quebra da parede que separava Judeus e Gentios.

     Ef. 2:14-16, “Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

     “Na Sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar, em Si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz.

     “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus, em um corpo, matando com ela as inimizades”.

4. O Judeu, como o Gentio tinha de ser alienado de Deus antes que Judeus e Gentios pudessem ser reconciliados com Deus num corpo. Por isso é que nação de Israel tinha de ser posta de parte nacionalmente, antes de Deus poder oferecer reconciliação ao mundo e formar o Corpo de Cristo.

     Rom. 11:32: “Porque Deus encerrou a TODOS debaixo da desobediência, para com TODOS usar de misericórdia”.

     Ef. 2:17:  “E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que ESTAVAM perto”.

     Por isso é que Romanos 11:15 fala da “sua (Israel) rejeição” em relação à “reconciliação do Mundo”.

     A maneira de Deus tratar com Israel em Pentecostes prova que Ele ainda não os tinha encerrado em incredulidade ou posto de parte nesse altura.

5. Antes de Pentecostes o reino ainda não tinha sido oferecido a Israel; como podia o Corpo ter começado então (Ver Actos 2:30-39); 3:19-21)? Foi quando Israel recusou esta oferta que a nação foi posta de parte e o Corpo foi formado.

6. Na festa de Pentecostes havia dois pães (Lev. 23:17) representando sem dúvida alguma, Israel e Judá, as duas casas, que embora unidas, como serão no reino, manterão contudo a sua identidade. Porém o Corpo de Cristo é um só pão, formado de crentes Judeus e Gentios que perdem a sua identidade em Cristo.

     I Cor. 10:17: “Porque nós, sendo muitos, somos UM SÓ PÃO e UM SÓ CORPO, porque todos participamos do MESMO PÃO” (cf. Gál 3:27,28).

7. Em Pentecostes os discípulos foram baptizados com ou em (no), Espírito para poder (Actos 1:8). Este baptismo é muito diferente do baptismo pelo Espírito em Cristo e no seu Corpo.

8. Em Pentecostes o Senhor Jesus era o baptizador, baptizando o Seu povo com, ou em (no), Espírito (Marcos 1:7,8). Hoje o baptizador, é o Espírito Santo, baptizando os crentes em Cristo e no Seu Corpo (Gál 3:27,28; I Cor.12:13).

9. Em Pentecostes só os Judeus foram baptizados com, ou em (no), Espírito Santo. Como é que então este poderia ser o baptismo que o “um só Espírito baptiza os crentes num corpo, quer Judeus quer Gentios?” (I Cor.12:13).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário