Porque é que o meu chefe é tão crítico?

Billy Graham Pergunta: Eu provavelmente aproveitaria mais o meu trabalho se não fosse o meu chefe. Ele está sempre a criticar-me e a apontar coisas que ele pensa que eu poderia ter feito melhor, e nunca tem uma boa palavra a dizer sobre o que quer que seja. Eu preciso do trabalho, mas isto está realmente a deitar-me abaixo. Como devo reagir? - A. Y. 

Resposta: Já reparou como o seu chefe trata os outros no seu local de trabalho? Se ele apenas o critica a si, então é compreensível a razão de desanimar. Isso também pode indicar que precisa de se esforçar mais, ou então buscar um trabalho mais de acordo com as suas capacidades.

     Mas eu suspeito que não seja o único; provavelmente o seu chefe age assim com todos os que estão sob as suas ordens. Infelizmente, alguns líderes creem que a única maneira de levar as pessoas a fazer o seu trabalho é criticando-as; receiam que, se as elogiamos, elas se tornem preguiçosas. Quando o rei Salomão morreu, o seu filho recusou estupidamente o conselho dos que o aconselharam a recompensar as pessoas pelo seu trabalho árduo - e, como resultado, a nação foi dividida em dois reinos (veja 1 Reis 12). 

     Se alguém faz um bom trabalho (seja no emprego, na família, ou em qualquer outro lugar), merece o nosso apreço, e isso encorajará a pessoa a fazer melhor. A Bíblia diz: "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Provérbios 25:11). 

     O seu chefe, no entanto, provavelmente não irá mudar, por isso não deixe que a sua personalidade o derrube. Se, de facto, ele tem uma preocupação legítima, agradeça-lhe por isso. Ore para que seja o melhor trabalhador que pode ser. E ore, também, por ele; a sua atitude pode advir da sua própria infelicidade. Acima de tudo, lembre-se das palavras da Bíblia: "… a Cristo, o Senhor, servis" (Colossenses 3:24).

- Billy Graham

Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário