Devemos dizer tudo o que pensamos?

Billy Graham

 

Pergunta: Será errado guardarmos para nós os pensamentos que temos sobre as outras pessoas, ou devemos dizer-lhes o que realmente pensamos delas? Quando procedo assim, não o faço por querer ser desonesta, mas usualmente sei que as pessoas ficam transtornadas e não lhes fará nenhum bem o ser aberta. - Srª J.F.      

Resposta: Não é errado, por vezes, mantermo-nos em silêncio; como diz a Bíblia, há “tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7). Depois do nascimento miraculoso de Jesus, a Bíblia diz que a Sua mãe “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” (Lucas 2:19).

    As pessoas que passam o tempo a revelar o que lhes vai nas mentes não somente acabam por ofender os outros, como muitas vezes dizem coisas que não são verdadeiras. Afinal, será que todo o pensamento que tem sobre alguém é correcto e exato? Não, é claro que não; as nossas opiniões ou juízos podem estar baseados em informação incompleta ou falsa, ou mesmo totalmente errada. Na realidade, mais tarde podemos descobrir termos estado completamente enganados sobre alguém. A Bíblia avisa que só o louco “...toma prazer ... em que se descubra o seu coração” (Provérbios 18:2).

     Em vez disso, a Bíblia instrui-nos a guardar as nossas línguas de falarem mal dos outros, e a dizerem apenas o que é construtivo. Ela diz, “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

     Isso significa que nunca repreendemos alguém pelo seu mau comportamento? É claro que não – porém o nosso motivo é ajudar a pessoa, não destruí-la. Renda a sua língua – e todo o seu ser – ao Senhor Jesus Cristo, e peça-Lhe que a ajude a ser uma bênção para os outros.
- Billy Graham
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário