A Ceia do Senhor é um Sacramento?

     A Igreja Católica Romana ensina que um sacramento é «um sinal visível de uma graça invisível instituído para nossa justificação» (Catecismo Romano). Ela ensina que os sacramentos são 7: baptismo, eucaristia, confirmação, perdão, extrema unção, matrimónio e ordem. Nenhuma destas verdades tem poder justificador, pelo que nesse sentido a ceia do Senhor não é um sacramento.

     A palavra «sacramento» não é encontrada na Bíblia. Deriva da palavra latina, «sacramentum». Esta palavra era usada nos dias do império romano para descrever o juramento de fidelidade que uma pessoa fazia quando se unia ao exército imperial romano. Ao fazer este juramento, o recruta votava solenemente renunciar a partir de então à sua vida civil, com a sua independência e bem estar pessoal, confessando pertencer dali em diante totalmente a César, a quem se sujeitaria e obedeceria, custasse o que custasse e acontecesse o que acontecesse.

     Nos primórdios do Cristianismo a palavra começou a ser usada pelos crentes, aplicando-a à sua realidade espiritual. Assim como o «sacramento» do soldado romano era o acto através do qual ele renunciava publicamente à sua vida passada como cidadão independente, a favor duma vida de serviço leal e sacrificial para com o seu imperador; assim também um crente, naqueles dias, ao observar regularmente a ceia do Senhor, proclamava ao mundo que tinha renunciado à sua vida passada em prol do pecado e do ego, pertencendo agora, corpo, alma e espírito, a Cristo, a Quem agora tinha como supremo Senhor da sua vida e único Mestre do seu serviço.

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário