FAQ's

PERGUNTAS FREQUENTES

Onde se situa o lugar de culto da Igreja em Quinta do Conde?

Situa-se a cerca de 25 kms a sul de Lisboa, Portugal.

Como me posso tornar membro da Igreja em Quinta do Conde?

Um membro de um corpo não pode ser simultaneamente membro de outro corpo qualquer. Os crentes no Senhor Jesus Cristo, por se terem tornado membros do Corpo de Cristo, não podem ser membros da Igreja em Quinta do Conde, ou de outra igreja qualquer. Podem, sim, ser recebidos em comunhão na igreja.

Para ser recebido em comunhão na Igreja em Quinta do Conde tenho que ser batizado na água?

Não. Porque o batismo operado pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:13) no momento em que crê no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, integra-o no Corpo de Cristo, e o Apóstolo a quem foi dada a dispensação da graça de Deus (Efésios 3:2), ou seja o programa de governo para a Igreja, diz que agora há "um só batismo" (Efésios 4:5), um batismo que, portanto, o dispensa de qualquer outro tipo de batismo.

Como posso ser recebido em comunhão na Igreja em Quinta do Conde?

Para se ser recebido em comunhão na Igreja em Quinta do Conde tem que se crer no Senhor Jesus Cristo como Salvador exclusivo, único (Atos 16:31), revelando a atitude de Saulo de Tarso, quando este se converteu. "E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo" (Atos 9:28), dando testemunho da graça salvadora encontrada no Senhor Jesus Cristo (vers. 27,29).

Um crente que não esteja em comunhão na Igreja em Quinta do Conde, pode participar na ceia do Senhor?

Pode, desde que esteja em comunhão com outra igreja local que seja bíblica, e seja conhecido dos crentes na Igreja em Quinta do Conde, ou traga dessa igreja uma carta de recomendação. A Ceia é a Ceia do Senhor, não a Ceia da Igreja.

A que denominação pertence a Igreja em Quinta do Conde?

A Igreja em Quinta do Conde não pertence a nenhuma denominação. As denominações são reprovadas pelo Senhor nas Escrituras (1 Coríntios 1:12,13; 3:4). A Igreja em Quinta do Conde depende do Cabeça da Igreja, o Senhor Jesus Cristo, e é só perante Ele que responde.

Porque é que a Igreja em Quinta do Conde não tem um nome característico à semelhança de muitas outras igrejas/denominações?

A Igreja em Quinta do Conde não tem nome porque o Salvador é o Senhor Jesus Cristo e é este o Nome que todos devem conhecer para serem salvos. Como só o Seu nome pode salvar, qualquer outro nome só ofuscaria e atrapalharia. A Igreja em Quinta do Conde alinha com o dito do Apóstolo Paulo: "... qualquer que profere o nome de Cristo ..." (2 Timóteo 2:19).

Porque é que a igreja em Quinta do Conde não tem um Pastor? 

A Igreja em Quinta do Conde tem vários pastores (plural). Nas Escrituras aprendemos que as igrejas locais têm pluralidade de pastores (ou bispos, ou anciãos, ou presbíteros), como se vê em Hebreus 13:7,17; Atos 14:23; 15:4; 16;4; 20:17,28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 5:17; Tito 1:5. Na Palavra de Deus o termo Pastor (singular) é usado exclusivamente para o Senhor Jesus Cristo (Hebreus 13:20; 1 Ped. 2:25; 5:4), nunca para um mero homem. Na Bíblia os que exercem este dom fazem-no, não o tornando num título honorífico, como fazem muitos erradamente.

Na Igreja em Quinta do Conde uma mulher pode ser pastora?

Em relação às igrejas locais as Escrituras não só falam na pulralidade de pastores nas mesmas, como na sua masculinidade. Na Bíblia não há mulheres pastoras nas igrejas locais. O que aprendemos na Palavra de Deus é que o pastor deve ser marido de uma mulher, nunca mulher de um marido (1 Timóteo 3:2; Tito 1:6). 

A Igreja em Quinta do Conde  ensina o dízimo?

Não. Nas Escrituras o dízimo é uma prática judaica. A prática do dízimo não é ensinada à igreja em nenhuma das epístolas do Apóstolo Paulo, a quem foi dada a dispensação da Graça de Deus. Mais, o dízimo não é ensinado em nenhum lugar do chamado Novo Testamento. O Apóstolo Paulo ensina que que as ofertas dos crentes na igreja devem ser voluntárias, sistemáticas, sacrificiais e com alegria (2 Cor. 8 e 9, I Cor. 16.1,2), não estipulando nenhum percentual do que quer que seja.





 

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
A importância de cortar o galho

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de julho de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:12, realizado em 26 de julho de 2017

David Gomes
Como imaginamos Deus?

Sermão proferido por David Gomes em 16 de julho de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:12, realizado em 19 de julho de 2017

ver mais