Como é que se ajuda alguém que não quer ser ajudado?

Billy Graham

Pergunta:
 Como é que se pode ajudar alguém que não quer ser ajudado, e nem sequer admite mesmo que tenha algum problema? O meu primo é um caso assim. A vida dele está a desmoronar-se porque ele isola-se e recusa encarar o problema. O que posso fazer? - R.H.  

Resposta: Já alguma vez pensou quão teimosos muitas vezes somos - e quanto isso nos prejudica? A teimosia faz-nos fazer coisas que não devíamos, e separa-nos dos outros (mesmo dos que nos querem ajudar) – simplesmente porque insistimos no nosso próprio caminho e não queremos admitir que podemos estar errados.

     Mas a teimosia também nos separa de Deus, porque faz-nos recusar buscar a Sua vontade ou dar ouvidos à Sua Palavra. Em vez disso, insistimos em prosseguir no nosso próprio caminho – não levando em consideração as consequências. Muitas vezes penso nas pessoas dos dias de Jeremias, que teimosamente recusaram dar ouvidos aos seus avisos e lhe disseram, “Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos: e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração” (Jeremias 18:12).

     Haverá algo que possa fazer para ajudar o seu primo? A coisa mais importante que pode fazer é orar por ele. Não conseguirá romper a sua obstinação - mas Deus pode. Ore para que ele se disponha a enfrentar os seus problemas e a escutar o conselho das pessoas que se preocupam com ele. Ore acima de tudo para que ele tome consciência da sua necessidade do perdão de Deus, e humildemente submeta a sua vida ao Senhor Jesus Cristo.

     A teimosia tem as suas raízes no orgulho - e por causa disso, acaba por ser um problema espiritual. Assegure-se do seu próprio compromisso com Cristo, e depois peça-Lhe que o ajude a manifestar o amor de Deus ao seu primo. A Bíblia diz, “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Amadeu
Alerta!

Sermão proferido por Amadeu Cardoso em 24 de setembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14, realizado em 20 de setembro de 2017

José Carvalho
Graças te dou

Sermão proferido por José Carvalho em 17 de setembro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14, realizado em 13 de setembro de 2017

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • [email protected]
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico