Mateus 24 não é o meu futuro

Justin Johnson     O ministério de Jesus em Mateus-João era destinado às "ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 15:24). O Seu ministério destinado à circuncisão confirmou as promessas do concerto feito com a nação de Israel (Rm 15:8).

     Em nenhum lugar destes livros podemos encontrar informação sobre o mistério revelado mais tarde pelo Senhor Jesus a Paulo. Isto inclui Mateus 24, onde Jesus fala aos Seus juízes escolhidos das doze tribos sobre o "sinal da Sua vinda". Sabemos do contexto que Jesus ainda está a falar ao Seu povo do concerto de acordo com a profecia. Nenhum dos eventos em Mateus 24 está escrito para nossa participação. Eis algumas dicas de que eles não se encaixam nesta audiência.


 Salvação por Perseverança

    
Em Mateus 24, a salvação é recebida por meio de perseverança (Mt 24:13). No entanto, a salvação hoje, na dispensação da graça de Deus, não depende da nossa perseverança através de tribulação. Assenta unicamente na obra consumada de Cristo e faculta salvação agora. “E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação" (Rm 5:11).


Evangelho do Reino

     A mensagem de Deus para Israel do concerto em Mateus-João era que o Messias tinha chegado e o reino prometido viria (Mr 1:14-15). Isso é diferente da mensagem da graça de Deus a respeito da justificação e reconciliação gratuitas e que Ele oferece pelo sangue de Cristo.

     Em Mateus 24:14 eles pregam o profético evangelho do reino. Este não era o mistério do Evangelho da cruz que Paulo prega. As doze tribos não conheciam o mistério do Evangelho, pois este ainda não tinha sido revelado.


Atividades no Lugar Santo

    
Mateus 24:15 fala de acontecimentos profetizados a respeito do templo judaico e do seu lugar santo (Mt 24:15). Nesta dispensação não existe um "lugar Santo", templo ou nação escolhida. Em Cristo, não há Judeu nem Gentio (Cl 3:11). O templo do Espírito Santo somos nós. "Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3:16).


Tribulação na Judeia
 

     Jesus diz aos que estão na Judeia para que fujam para as montanhas por causa da tribulação (Mateus 24:16). No entanto, a maioria da igreja hoje não vive na Judeia. Nós não encaixamos neste contexto.

     De qualquer modo, de que é que eles fogem? O contexto fala de aflição e ira que vem sobre aquele lugar (Mt. 24:21).

     Mateus 24 é sobre o Senhor cumprir a Sua profecia a respeito do Seu propósito sobre a terra. Quando ele voltar em Mt 24:30 será em juízo para estabelecer o Seu reino terreno na Judeia (Ap 19:11). Nenhuma dessas coisas pode acontecer enquanto Deus estiver a oferecer em condições de paz a salvação gratuita ao mundo nesta dispensação. Se procuramos o sinal do juízo de Deus, então devemos dizer às pessoas para fugirem e temerem como o Senhor faz em Mateus 24.

     Em vez disso, Deus deu-nos uma nova mensagem. Nós somos embaixadores de Deus, oferecendo graça, paz e reconciliação ao mundo através da cruz do Calvário.
 
Justin Johnson
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR24
A incerteza das boas obras

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2024

Mark Peter 21ABR24
O caráter de Cristo

Tema abordado por Mark Swaim em 21 de abril de 2024

Carlos Oliveira 19ABR24
A obediência da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de abril de 2024

Estudo Bíblico
1 Timóteo 1:13

Estudo realizado em 24 de abril de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário