A PRESENTE VERDADE (V)

crstam 80 2

  CONTRADIÇÕES APARENTES EXPLICADAS

     O escritor tem uma profunda convicção de que a grande maioria de contradições aparentes na Bíblia explicam-se pela tomada em consideração do elemento tempo, pelo reconhecimento do princípio da revelação progressiva.

     Génesis 17:14 declara que o macho incircuncidado não podia ocupar qualquer lugar entre o povo de Deus, enquanto que em Gálatas 5:2 lemos: “Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará”.

     Quando os ouvintes convictos de Pedro perguntaram: “Que faremos?”, o apóstolo, cheio do Espírito, replicou: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:37,38), porém, anos mais tarde, Paulo, também pelo Espírito, declarou posteriormente: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:5).

     Salomão declarou: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Prov. 6:6), incitando os leitores a armazenarem para o futuro, na eventualidade de experimentarem tempos de necessidade. Mais tarde o Senhor disse: “Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta: quanto mais valeis vós do que as aves?” (Lucas 12:24). Mais tarde ainda, Paulo escreveu: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Tim. 5:8).

     Estas e, sem dúvida, centenas de outras “contradições” tais, são encontradas ao longo das Escrituras, e muitas delas são apresentadas pelos agnósticos e ateus para justificarem a sua incredulidade. Contudo, na realidade, todas elas são simplesmente explicadas pelo reconhecimento do princípio da revelação progressiva. É esta a essência do estudo dispensacional da Bíblia, pois apesar de uma dispensação não ser “um período de tempo”, cada dispensação cobre um período de tempo.

- Cornelius R. Stam
(Continua) 

A PRESENTE VERDADE (I)
A PRESENTE VERDADE (II) 
A PRESENTE VERDADE (III)
A PRESENTE VERDADE (IV)
A PRESENTE VERDADE (V)
A PRESENTE VERDADE (VI)
A PRESENTE VERDADE (VII)
A PRESENTE VERDADE (VIII)

Sermões e Estudos

Nando23ABR18
Convencido, ou convertido?

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de abril de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:23 realizado em 25 de abril de 2018

ManuelGomes 28FEV18
A maior rede social

Sermão proferido por Manuel Gomes em 31 de março de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:22,23 realizado em 18 de abril de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE





     
    Hotel Íbis, Avenida Casal Ribeiro, 23
    1000-090 LISBOA
  • [email protected] 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário






     

    LISBOA
    Clique aqui para ver horário