• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Nando15OUT17S
A Educação dos Sentidos

Sermão proferido por Fernando Quental em 15 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14,15, realizado em 11 de outubro de 2017

David
Entre a espada e a parede

Sermão proferido por David Gomes em 08 de outubro de 2017

Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 1:14, realizado em 04 de outubro de 2017

ver mais
 

A precisão e exactidão científica da Bíblia provadas

Ciência e Bíblia
 
     «Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram» - Luc. 24.25.

     A Bíblia é cientificamente exacta - é exacta em todos os assuntos abordados. O célebre ateu Bob Ingersoll propagou «os erros de Moisés», mas coitado, quão errado estava!
 

     Não sendo um compêndio científico a Bíblia é contudo autoridade absoluta em questões científicas sempre que estas são ali abordadas. O Criador da Bíblia é o Criador do mundo - onde está a estranheza? De facto a Bíblia é o único livro absolutamente científico - exacto - no mundo. Os outros livros ficam cedo desactualizados por serem inexactos. Os séculos passam, mas a Palavra de Deus permanece inalterável.

     Em Luc.24.25-27 o Senhor diz que é louco quem hesita em crer em toda a Bíblia. Todos hão-de crer, porém alguns com atraso, por erro do coração. Será louco se não crer agora. Então será tarde.

     Para ajudar os eventuais cépticos citaremos apenas 6 exemplos da exactidão científica absoluta da Bíblia. Só encontramos uma razão para alguém não crer na Bíblia - não a ter investigado honestamente, nem dado à própria Palavra de Deus uma oportunidade para ela provar a sua exactidão, a todo o que sinceramente almeja conhecer a verdade.

     1. «A vida da carne está no sangue» (Lev. 17.11).

     A Bíblia proporciona-nos a declaração mais precisa, clara e definida do uso do sangue no corpo humano - absolutamente científica. Os cientistas do nosso tempo não podem formar uma declaração melhor. Sabia que esta declaração foi feita há 3.500 anos, e os homens só descobriram a utilidade do sangue nos últimos 150 anos? Ler Gén. 9.4.

     A vida está no sangue!

     É o sangue que transporta todos os processos de vida do corpo.

     É o sangue que absorve o oxigénio do ar nos pulmões e o transporta pelo corpo todo.

     É o sangue que recolhe o dióxido de carbono e outros desperdícios e os despeja nos pulmões, que por sua vez se encarregam de expelir do corpo.

     É o sangue que recolhe os alimentos digeridos e os distribui pelas diferentes partes do corpo.

     É o sangue que produz o crescimento, constrói novas células, faz crescer os ossos e os tecidos (carne), armazena a gordura e constrói o cabelo e as unhas.

     É o sangue que alimenta e apoia todos os órgãos do corpo. Se a circulação do sangue não se fizer num braço, esse braço começará de imediato a morrer e a apodrecer. Se a circulação sanguínea não se fizer para o coiro cabeludo, a cabeça tornar-se-á calva.

     É o sangue que repara o corpo. É ele que une os ossos fracturados. É ele que cicatriza as feridas, faz crescer carne nova, nova pele e mesmo nervos novos.

     É o sangue que combate as doenças. Só há relativamente pouco tempo se sabe que os germes infecciosos são combatidos e destruídos pelos seus glóbulos brancos, sendo o pus duma ferida um conjunto destes glóbulos que foram mortos nesta batalha contra os inimigos do corpo. A vida da carne está no sangue!

     É o sangue que imuniza o corpo às doenças. Se uma doença ameaça seriamente o corpo por vezes a única solução é efectuar-se uma transfusão de sangue. A Bíblia é cientificamente precisa, como se vê, quando afirma que a vida está no sangue. Quem diria isso há 3500 anos?

     Por exemplo, George Washington, em 1799, há quase 200 anos morreu, porque o seu médico tirou-lhe sangue por três vezes - a última das quais mais dum quarto. Ele podia ter sobrevivido se tivesse tido o seu sangue. Os médicos então pensavam que a maioria das doenças se devia a ter demasiado sangue. Só em 1628 William Harvey descobriu que as artérias continham sangue e não ar, e ainda sem o poder provar.

     As teorias científicas podem ficar desactualizadas em 10 anos, mas a Palavra de Deus permanece para sempre. «A lei do Senhor é perfeita» Sal. 19.7. O leitor será louco se for tardio em crer.

     2. A Bíblia já dizia que a terra era redonda antes dos cientistas o terem descoberto.

     A própria Igreja Católica errou, no tempo de Galileu, talvez por dar sempre mais ouvidos à tradição do que à Bíblia. Quando Colombo disse que podia chegar à Índia indo pelo Ocidente disseram que estava louco. Só quando Fernão de Magalhães deu a volta ao mundo se passou a crer que a terra era redonda. Porém estes factos recentemente descobertos e cridos já eram anunciados na Bíblia há milhares de anos.

     Isaías 40.22: «Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos, Ele é que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar».

     «O GLOBO DA TERRA (ou, CÍRCULO DA TERRA). Ou ainda, literalmente, a redondeza da terra.

     3. A Bíblia retrata há milénios a terra suspensa no espaço, muito, muito antes dos cientista terem tal descoberto.

     É verdade, não diz apenas que a terra é redonda, mas que está suspensa no espaço.

     Ler Job 26.7: «O norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada». É verdade, Deus fala duma terra que roda sobre um eixo invisível através duma órbita intangível - está nas suas mãos. A terra não é um planalto liso assente num elefante ou tartaruga gigantes, como pensavam os cientistas antigamente. Não seja tardio em crer!

     4. A rotação da terra - uma bola no espaço - foi inferida pelo Senhor Jesus Cristo.

     Foi Ele que fez os mundos (Heb. 1.2; Col. 1.16). Ele, sim, é o verdadeiro Cientista. Ver Lucas 17.34-36: «Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado».

     Quando o Senhor vier parte da terra será noite (Ver. 34). Parte da terra será dia (Vers. 35,36). Não esqueçamos que a Sua vinda é como um relâmpago (Mat. 24.27). O Senhor sabia que quando vier, porque a terra é uma bola que roda, enquanto numa parte será dia , noutra será noite. Será louco se tardar em crer na exactidão da Bíblia.

     5. A Bíblia ensina que a terra é um entre muitos planetas e está inserida num de muitos sistemas solares.

     Hebreus 11.3: «Pela fé entendemos que OS MUNDOS pela Palavra de Deus foram criados». Há mais que um mundo. Nos dias de Paulo os cientistas pensavam que o mundo era uma mesa e os céus uma taça invertida. No entanto as Escrituras há muito que diziam que há vários mundos.

     6. A Bíblia revela a existência duma lei que bloqueia a teoria da evolução.

     Os evolucionistas têm sempre esbarrado com um problema: não conseguem fazer cruzamento com plantas ou animais que sejam de espécies diferentes. Os cientistas podem desenvolver cavalos tornando-os póneis, mas não em girafas ou hipopótamos. Os cães normalíssimos podem ser desenvolvidos tornando-se bulldogs, mas não em ovelhas ou suínos. E se os animais forem da mesma família, como o cavalo e o burro, o resultado híbrido não se reproduzirá. Desde os dias de Salomão que têm sido reproduzidos milhões de mulas, fruto do cruzamento de cavalos e burros, mas nunca uma mula teve mula por progenitor - pai ou mãe.

     Em vez do «elo que falta», o que os evolucionistas têm que enfrentar é o elo que nunca existiu. Há 3500 anos que a Bíblia diz em Gén. 1.11,12,21,24 e 25, que tudo foi criado «segundo a sua espécie». Os cientistas já vão aprendendo porque é que as coisas são assim. A estrutura celular é diferente nos diferentes animais e plantas. Os diferentes animais têm diferente número de cromossomas - características hereditárias. O sangue do homem e do gorila são tão diferentes que é impossível cruzá-los. Não falta elo nenhum. A realidade é que nunca houve. Pode haver variações nas espécies, mas não entre elas. Os evolucionistas nunca puderam provar a evolução duma espécie para outra. Ainda andam à procura do elo que não existe!

     A Bíblia é totalmente digna de crédito. As provas são esmagadoras. Estas são apenas uma pequena amostra. Note que ela também diz que é pecador e está perdido, não tendo possibilidade de escape a não ser reconhecendo que o Senhor Jesus veio ao mundo para receber o castigo que merecia. Se crer n'Ele será salvo. Não seja louco, continuando a não crer.

«Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram» - Luc. 24.25.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    Quinta do Conde
  • [email protected]
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • Domingo: 10:00, Ceia do Senhor
    11:00, Pregação e Escola Dominical
    Quarta-feira: 21:00, Oração e Estudo Bíblico